Processo contra picapes da RAM nos Estados Unidos deixa US$ 24.000 para oito donos e US$ 2.000.000 para os advogados

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Aqui no Notícias Automotivas, já estamos acostumados a publicar sobre casos de processos de donos de carros com problemas contra as montadoras.

Só que lá nos Estados Unidos, o resultado nunca é bom para os proprietários dos veículos, e sim apenas para os advogados que os representam.

Em novembro de 2024, publicamos sobre advogados que levaram US$ 3.000.000 em um processo contra a BMW , e um outro, onde eles faturaram US$ 1.900.000 contra a Mazda.

Agora chega a vez de um problema entre a RAM e donos de picapes da marca dar uma cifra milionária para estes sanguessugas.

A Stellantis acaba de concordar em um acordo para encerrar uma ação coletiva contra a Ram , que envolvia a venda de picapes com um componente defeituoso.

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Como parte do acerto, a marca está fazendo um recall de mais de 317.000 veículos e compensando os proprietários afetados.

A ação teve início em 2023, quando diversos proprietários de picapes Ram reclamaram que a unidade de controle hidráulico (HCU) de seus veículos apresentava falhas. O problema causava a perda dos sistemas de freios ABS, controle de tração e piloto automático, comprometendo a segurança dos veículos.

Um dos donos, segundo os autos do processo, chegou a parar de dirigir sua picape completamente após notar a falha. O alto custo do conserto, estimado entre 1.200 e 1.700 dólares, provavelmente também pesou em sua decisão.

O caso se arrastou pelos tribunais e passou por mediação ao longo de 2024, até que, em novembro, a Ram anunciou um recall para mais de 317.000 picapes, incluindo as envolvidas na ação coletiva.

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Agora, os oito proprietários representados no processo vão receber 3.000 dólares cada um. Enquanto isso, os advogados do caso receberão nada menos que 2 milhões de dólares pelo trabalho.

A Ram afirma que a maior parte dos benefícios do acordo já está disponível para qualquer dono de uma picape afetada por meio do recall. Isso inclui reembolsos para quem pagou do próprio bolso pelo conserto, uma extensão da garantia e reembolsos para aluguel de veículos.

A nova garantia cobrirá qualquer picape afetada pelo recall por até oito anos a partir da data de entrada em serviço do veículo.

Os modelos envolvidos na ação incluem as Ram 2500 e 3500 dos anos 2017 e 2018, além das Ram 3500, 4500 e 5500 chassis cab do mesmo período.

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Segundo a Stellantis, todas essas picapes receberão uma nova unidade de controle hidráulico (HCU), garantindo que a falha não volte a acontecer.

A empresa também informou que a substituição leva menos de duas horas e que os proprietários podem solicitar um veículo de cortesia na concessionária caso precisem de transporte enquanto o reparo é feito.

Processos judiciais como esse nem sempre resultam em grandes compensações para os donos dos veículos, mas os advogados, sem dúvida, fizeram um excelente negócio.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.