Enquanto o mercado automotivo caminha rapidamente para a eletrificação, motores a combustão continuam resistindo mais do que muitos previam.
Desde 2009, quando Jeremy Clarkson declarou que o Aston Martin V12 Vantage marcava o fim dessa era, parecia questão de tempo até que os grandes motores desaparecessem.
No entanto, mais de 15 anos depois, ainda é possível comprar veículos robustos e beberrões, como o Land Rover Defender, que só deverá se tornar totalmente elétrico na próxima geração.
Segundo Lennard Hoornik, Diretor Comercial da Jaguar Land Rover (JLR), eletrificar a atual geração do Defender, conhecida internamente como “L663” e baseada na plataforma D7x, é algo extremamente complicado.
Em entrevista à Autocar, ele explicou: “Eletrificar o modelo atual não é o que queremos. A L663 é excelente no que faz, e já temos uma versão híbrida plug-in de quatro cilindros. No entanto, encontrar espaço suficiente dentro desse chassi para acomodar baterias, dado o empacotamento do eixo e as capacidades que ele precisa oferecer, é muito difícil.”
Apesar desse desafio, a JLR reforça seu compromisso com a eletrificação. Segundo Hoornik, a empresa está desenvolvendo modelos elétricos para todas as suas marcas principais: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.
Contudo, o Defender atual simplesmente não foi projetado para suportar um sistema totalmente elétrico, exigindo que futuras versões utilizem uma plataforma completamente diferente.
Enquanto o Defender elétrico não chega, os entusiastas de motores a combustão têm uma ampla gama de opções à disposição. O modelo oferece desde a versão híbrida plug-in com motor de quatro cilindros até versões mais potentes, como o 5.0 V8 supercharged e até o BMW V8 biturbo na variante Defender Octa.
Para quem ainda é fã do ronco de um motor tradicional, essa variedade é motivo de celebração.
No segmento de SUVs de luxo e alta performance, a eletrificação já começou a ganhar espaço. O Mercedes-Benz Classe G, por exemplo, já tem uma versão elétrica em desenvolvimento, embora o modelo com motor V8 ainda esteja disponível.
Além disso, a Land Rover anunciou o Range Rover elétrico para 2025. Mas, para os fãs do Defender, a espera por uma versão movida a bateria será um pouco mais longa.
Com muitos fabricantes buscando manter os motores a combustão em sua linha — seja por meio de V8s ou V6s turboalimentados —, o Defender permanece como um dos últimos ícones dessa era.
E, para alguns, essa característica é justamente parte do charme do modelo. Afinal, nada combina mais com o espírito aventureiro do Defender do que a liberdade de não depender de tomadas no meio do caminho.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!