Problema em baterias da Samsung afetam mais de 180.000 carros híbridos de quatro marcas: Audi, Ford, Jeep e Volkswagen

audi q5 2022
audi q5 2022

Não é todo dia que um recall atinge várias montadoras ao mesmo tempo, mas hoje é um desses casos.

A Samsung anunciou um recall que envolve 180.000 veículos das marcas Audi, Ford, Jeep e Volkswagen , tudo por conta de um problema na bateria de alta voltagem, que pode falhar e até pegar fogo.

O recall é específico dos Estados Unidos, ainda não sabemos se veículos no Brasil passam pelo mesmo problema.

Segundo a Samsung, 155.096 veículos da Jeep estão em risco. O recall abrange os modelos Jeep Wrangler 4xe dos anos 2020 a 2024, e Jeep Grand Cherokee 4xe 2022 a 2024, ambos híbridos plug-in.

De acordo com a NHTSA, os pacotes de bateria desses veículos podem apresentar danos no separador. Isso, combinado com outras interações nas células da bateria, pode resultar em incêndios.

wrangler 2023 2
wrangler 2023 2

Os veículos da Ford incluídos no recall podem ter um problema semelhante. Os modelos afetados são o Ford Escape (2020-2024) e o Lincoln Corsair (2021-2024).

A Ford informou à Samsung que suas investigações revelaram que “a camada separadora da célula de alta voltagem, entre o cátodo e o ânodo, pode ser suscetível a danos devido ao processo de fabricação da célula”.

No caso da Volkswagen, nem a montadora nem a Samsung especificaram qual é o problema exato nos modelos da marca. Os carros incluídos no recall são o Audi A7 (2022) e o Audi Q5 (2022-2023).

O que se sabe sobre os veículos da Volkswagen é que podem sofrer superaquecimento térmico, o que pode gerar fumaça ou fogo.

escape 2023 2
escape 2023 2

Apesar de os problemas não serem exatamente os mesmos, um pode levar ao outro. Quando ocorre um superaquecimento incontrolável da bateria, incêndios são quase inevitáveis e extremamente difíceis de conter.

A Samsung admite que ainda não tem uma solução definitiva, mas pelo menos os donos de veículos da Ford terão um aviso antecipado.

Se houver um problema detectado no carro, aparecerá a mensagem “Pare com segurança agora” no painel. Já os proprietários de Audi e Stellantis não terão esse alerta, o que torna ainda mais importante que realizem o recall o quanto antes.

Por enquanto, a única solução oferecida pelas montadoras é uma atualização de software que notificará os motoristas caso o sistema da bateria detecte falhas.

Até que um conserto definitivo seja encontrado, talvez seja melhor estacionar o carro do lado de fora – por precaução.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.