John Elkann, presidente da Stellantis e também da Ferrari, acaba de ter milhões de euros em bens apreendidos em uma investigação italiana sobre fraude de impostos.
Segundo a agência de notícias Reuters, um juiz italiano fez essa apreensão, de um valor total de mais de 75 milhões de euros.
O valor total de 75 milhões não foi pego apenas das contas de Elkann, mas sim de um total de cinco pessoas.
O chefão da Ferrari e da Stellantis tem laços com a família Agnelli, família de ninguém menos que Giovanni Agnelli, que fundou a Fiat em 1899.
A avó de John Elkann foi Marella Caracciolo, que foi casada com o antigo chefão da Fiat, Gianni Agnelli. A investigação é focada em John, que tem esse nome por ter nascido nos Estados Unidos, e seus irmãos Lapo e Ginevra, que supostamente não pagaram impostos sobre a herança que receberam da avó, Marella.
O site da Reuters cita alguns procuradores que estão investigando o caso como tendo comentado que Marella Caracciolo estava vivendo na Itália na época da transferência da herança, e não na Suíça, como informou, e que por isso, a herança deveria ter sido taxada na Itália.
As autoridades dizem que a informação de que Marella vivia na Suíça foi um plano criminoso, feito para esconder seus vastos fundos das leis de herança e impostos da Itália.
Advogados trabalhando para os Elkanns refutaram essa tese, dizendo que Marella Caracciolo vivia na Suíça desde os anos 1970, e ainda reafirmaram que seus clientes são completamente inocentes.
Jornais italianos, como o Il Fatto, dizem que a disputa judicial está longe de terminar, já que os valores totais dos bens de Marella passariam dos 800 milhões de euros, e que também existe uma batalha legal sendo feita por Margherita Agnelli, também envolvida na questão da herança.
O assunto de onde a herança deverá ser taxada acaba sendo influenciada por como a lei italiana vê o assunto. Se Marella Caracciolo passar mais de 180 dias por ano em solo italiano, o país se vê no direito de taxar tudo que ela fizer, mesmo que fora do país.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!