Preocupado com a autonomia do seu elétrico? Sem problema, leve esse reboque enorme junto, que serve como um powerbank automotivo

lightship 1
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Muito se fala em carros elétricos e poucas vezes em motorhomes movidos apenas por energia, mas raramente se ouve falar em trailer elétrico. Comumente, veículos elétricos são aqueles que possuem uma direção feita por humanos ou máquinas, mas não necessariamente.

Aqui mesmo no Brasil, existem semirreboques com motores elétricos e bateria, que ajudam o cavalo-mecânico durante o transporte de cargas, por exemplo. Nos EUA, uma empresa chamada Lightship, fundada por ex-funcionários da Tesla, desenvolveu um conceito de trailer elétrico.

Esse conceito chamado L1 originou um produto pronto, já em produção, chamado AE.1 Cosmos Edition, um trailer autopropulsado com bateria de lítio que serve como powerbank para um carro elétrico que o reboque.

lightship 2
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O AE.1 tem bateria de 77 kWh que não só alimenta os motores internos, mas também pode recarregar um veículo elétrico. Com design futurista e uma plataforma de elevação, o trailer da Lightship foi desenvolvido para quatro pessoas e é bem completo.

Tem banheiro, fogão por indução, geladeira, forno elétrico, nivelamento automático, lava-louças, entre outros equipamentos. Com boa área envidraçada, o AE.1 tem painéis solares e vários recursos para manter uma família ou amigos durante vários dias acampados.

Custando US$ 250.000 ou R$ 1,5 milhão, o AE.1 terá somente 50 unidades, sendo preciso dar um sinal de US$ 7.500 ou R$ 45,2 mil. Após este modelo, a Lightship partirá para outros modelos, sendo que um deles custará US$ 184.000 ou R$ 1,11 milhão.

lightship 3
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A Lightship tem muitos planos e boas ideias para um lazer mais sustentável, como reboques para veículos elétricos, o que contribui mais para a eletrificação na totalidade, ampliando o alcance e as possibilidades para viagens a lugares mais remotos, longe de pontos de recarga.

Veículos elétricos, como picapes e SUVs, são os indicados para puxar o AE.1, que foi dimensionado para a capacidade de reboque desses carros, menores em média que os de veículos a combustão.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X