Preços das baterias são tão absurdamente altos que custam quase duas vezes o valor do carro; há lucro em uma operação assim?

volkswagen id7 tourer 2024 6
volkswagen id7 tourer 2024 6

A conta não fecha. Essa expressão é bem comum aqui entre as montadoras , quando resolvem apostar em segmentos de entrada e, de repente, observam que as margens não valerão a pena, desistindo assim do projeto.

Isso é para fazer um carro barato na linha de entrada, mas o que dizer de um carro elétrico de porte médio (grande, de fato) com uma imensa bateria? Pelos valores ditos nos revendedores, a conta também não fecha.

Na Europa, os preços das baterias são tão absurdamente altos que custam quase duas vezes o valor do carro. Não o preço sugerido, mas o residual, aquele sem a dita bateria.

vw id7 gtx tourer (4)
vw id7 gtx tourer (4)

Um exemplo vem da República Tcheca, onde uma perua Volkswagen ID.7 Tourer começa com um preço equivalente a R$ 341,1 mil. Todavia, segundo consulta do site Auto Fórum a um revendedor, o preço cobrado pela célula de 82 kWh (77 kWh utilizáveis) equivale a R$ 217,2 mil.

Sendo 63,7% do valor da perua elétrica da VW, a bateria é impressionantemente cara e isso leva a uma questão importante. Se ela custa tudo isso, então, como a marca ganha dinheiro com um carro grande (sem bateria) de R$ 123,9 mil?

Obviamente que existe uma margem no valor da bateria, mas o carro custar quase um terço do valor sugerido, com o restante sendo da bateria, não parece lógico. Isso indica que a montadora está pagando para o cliente ter um carro elétrico.

volkswagen id7 tourer 2024 1
volkswagen id7 tourer 2024 1

Aqui, por exemplo, a VW nem coloca preço em seus ID.4 e ID.Buzz, oferecidos como carros de assinatura, obviamente por conta do enorme preço, totalmente proibitivo.

Embora a indústria tenha alcançado a média de US$ 100/kWh em custos de bateria, os valores nos revendedores tem um efeito altamente negativo sobre os consumidores.

Nós mesmos sempre somos questionados sobre o custo de troca de uma bateria defeituosa ou sobre sua durabilidade. Assim, valores absurdamente elevados apenas promovem a insegurança entre os compradores, que naturalmente já conhecem os custos de ter um carro a combustão.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X