Você com certeza já viu alguma foto de uma kei van japonesa, modificada para se parecer com outros veículos. Isso é um tanto comum lá no Japão.
Mas, nem sempre essas modificações atraem atenção da maneira que o dono queria. Um exemplo recente é uma Daihatsu Atrai 1998, customizada para imitar uma Kombi.
O dono da vanzinha colocou o veículo à venda em um site de leilões, e a Volkswagen não gostou nada disso.
A montadora alemã exigiu que o site Cars & Bids removesse o leilão do veículo, alegando que o design violava diversas marcas registradas da empresa, incluindo o logotipo e o formato da van clássica da VW.
Mesmo sem concordar com as alegações, o site optou por cancelar o leilão para evitar problemas para o vendedor e o futuro comprador, além de se comprometer a não listar veículos similares no futuro.
Esse tipo de atitude levanta um questionamento sobre os limites da proteção de marca e o excesso de intervenção corporativa.
Nos Estados Unidos, a lei exige que empresas protejam ativamente suas marcas registradas para evitar que percam o direito sobre elas.
No entanto, há uma diferença entre processar uma empresa que vende kits falsificados em grande escala e perseguir entusiastas que apenas querem dirigir um carro divertido. Nesse caso, parece mais um exagero da Volkswagen.
O contexto pode explicar essa postura agressiva. A Volkswagen recentemente lançou o ID Buzz, uma releitura elétrica da Kombi clássica, custando cerca de 70.000 dólares e sendo vendido quase inteiramente com base na nostalgia.
A empresa pode temer que vans kei customizadas mais baratas possam roubar parte da atenção do seu modelo premium. Mas se um simples Daihatsu é uma ameaça tão grande, talvez o problema não seja a Daihatsu.
Essa não é a primeira vez que a Volkswagen age dessa forma. Em 2021, a empresa mandou apreender um veículo similar nos Estados Unidos e, mesmo após o dono se oferecer para remover o logotipo, repintar o carro e até assinar um termo de confidencialidade, a montadora insistiu que o veículo fosse destruído.
Se a empresa realmente vê essas réplicas como um problema, talvez a melhor solução fosse simplesmente oferecer um ID Buzz a um preço mais acessível, em vez de destruir pequenos kei cars personalizados.
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