Precisava disso? VW bloqueia judicialmente leilão de kei van japonesa usada, com frente de Kombi, em site de leilões americano

daihatsu kei van kombi (2)
daihatsu kei van kombi (2)

Você com certeza já viu alguma foto de uma kei van japonesa, modificada para se parecer com outros veículos. Isso é um tanto comum lá no Japão .

Mas, nem sempre essas modificações atraem atenção da maneira que o dono queria. Um exemplo recente é uma Daihatsu Atrai 1998, customizada para imitar uma Kombi.

O dono da vanzinha colocou o veículo à venda em um site de leilões, e a Volkswagen não gostou nada disso.

A montadora alemã exigiu que o site Cars & Bids removesse o leilão do veículo , alegando que o design violava diversas marcas registradas da empresa, incluindo o logotipo e o formato da van clássica da VW.

daihatsu kei van kombi (1)
daihatsu kei van kombi (1)

Mesmo sem concordar com as alegações, o site optou por cancelar o leilão para evitar problemas para o vendedor e o futuro comprador, além de se comprometer a não listar veículos similares no futuro.

Esse tipo de atitude levanta um questionamento sobre os limites da proteção de marca e o excesso de intervenção corporativa.

Nos Estados Unidos, a lei exige que empresas protejam ativamente suas marcas registradas para evitar que percam o direito sobre elas.

daihatsu kei van kombi (3)
daihatsu kei van kombi (3)

No entanto, há uma diferença entre processar uma empresa que vende kits falsificados em grande escala e perseguir entusiastas que apenas querem dirigir um carro divertido. Nesse caso, parece mais um exagero da Volkswagen.

O contexto pode explicar essa postura agressiva. A Volkswagen recentemente lançou o ID Buzz, uma releitura elétrica da Kombi clássica, custando cerca de 70.000 dólares e sendo vendido quase inteiramente com base na nostalgia.

A empresa pode temer que vans kei customizadas mais baratas possam roubar parte da atenção do seu modelo premium. Mas se um simples Daihatsu é uma ameaça tão grande, talvez o problema não seja a Daihatsu.

daihatsu kei van kombi (4)
daihatsu kei van kombi (4)

Essa não é a primeira vez que a Volkswagen age dessa forma. Em 2021, a empresa mandou apreender um veículo similar nos Estados Unidos e, mesmo após o dono se oferecer para remover o logotipo, repintar o carro e até assinar um termo de confidencialidade, a montadora insistiu que o veículo fosse destruído.

Se a empresa realmente vê essas réplicas como um problema, talvez a melhor solução fosse simplesmente oferecer um ID Buzz a um preço mais acessível, em vez de destruir pequenos kei cars personalizados.

daihatsu kei van kombi (5)
daihatsu kei van kombi (5)
daihatsu kei van kombi (6)
daihatsu kei van kombi (6)

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.