A Porsche está enfrentando mudanças significativas na China, que já foi seu mercado mais importante.
Em meio à queda na demanda por seus modelos e à crescente popularidade de marcas locais, a fabricante alemã anunciou que irá reduzir sua rede de concessionárias no país em cerca de 30%.
Das atuais 138 concessionárias, o número será consolidado para aproximadamente 100 até o final de 2026, de acordo com Alexander Pollich, CEO da Porsche China.
A decisão vai além do fechamento de concessionárias em áreas de baixa rentabilidade.
A Porsche pretende redirecionar seus esforços para regiões de alto desempenho, como Xangai e Pequim, enquanto abandona mercados onde não é possível sustentar operações lucrativas no longo prazo.
“Nosso objetivo é melhorar a lucratividade da rede, criando uma situação de múltiplos ganhos entre a Porsche, os concessionários e os clientes,” afirmou Pollich.
Apesar de não especificar quais concessionárias serão fechadas, a Porsche garantiu que dará suporte aos seus parceiros locais, oferecendo alívio financeiro, programas de trade-in e assistência para o atacado.
Por oito anos consecutivos, a China foi o maior mercado da Porsche. Em 2021, a marca vendeu 95.671 veículos no país, superando com folga as vendas na Europa (86.160) e nos Estados Unidos (70.025).
Porém, as entregas começaram a cair em 2022, com um declínio de 2%, e despencaram ainda mais em 2023, para 79.283 unidades. Em 2024, as vendas continuam em baixa, com uma queda de 29% nos primeiros nove meses do ano.
Essa tendência reflete não apenas a mudança nas preferências dos consumidores chineses, mas também a concorrência cada vez mais feroz de marcas locais que oferecem veículos elétricos avançados e a preços mais competitivos.
Embora esteja reduzindo sua presença física, a Porsche está investindo em tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Entre as novidades, estão funcionalidades no aplicativo da Porsche e no WeChat, que permitirão aos clientes acompanhar em tempo real a produção e entrega de seus veículos.
Além disso, a marca está criando uma divisão técnica local dedicada ao desenvolvimento de recursos voltados para consumidores chineses, conhecidos por sua afinidade com tecnologias avançadas.
Pollich enfatizou que a reestruturação é necessária para proteger a lucratividade da rede e garantir o padrão de luxo e exclusividade que os clientes da Porsche esperam. “Nunca nos afastamos da competição,” declarou.
“Estamos confiantes na resiliência do mercado e comprometidos com os valores centrais da Porsche: esportividade e desempenho.”
A decisão de fechar 30% das concessionárias na China destaca os desafios enfrentados por marcas premium europeias em um mercado cada vez mais dominado por veículos elétricos locais.
Ao mesmo tempo, os esforços da Porsche para reforçar sua presença digital e focar em regiões estratégicas mostram que a marca está disposta a se adaptar para manter sua relevância em um dos mercados mais competitivos do mundo.
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