A Porsche alertou que seus lucros em 2025 sofrerão um impacto significativo devido a investimentos adicionais para expandir sua linha de modelos a combustão e híbridos plug-in.
A montadora revelou essa informação no dia 6 de fevereiro, ao anunciar os primeiros resultados financeiros preliminares de 2024.
O investimento extra, que também inclui financiamento para iniciativas relacionadas a baterias dentro das próprias subsidiárias da Porsche, deve alcançar cerca de 800 milhões de euros (aproximadamente 826 milhões de dólares).
Como consequência, a margem de lucro da empresa deve cair para algo entre 10% e 12% em 2025, bem abaixo da meta de médio prazo de 17% a 19%.
Embora a Porsche não tenha detalhado quais novos modelos a combustão e híbridos estão a caminho, há rumores de que a empresa estaria reconsiderando a decisão de eletrificar completamente o Macan, seu SUV mais vendido.
Também há especulações de que o mesmo pode acontecer com os esportivos 718 Boxster e Cayman, que até então estavam planejados para se tornarem totalmente elétricos na próxima geração, prevista para este ano.
A decisão de manter motores a combustão em seu portfólio reflete uma mudança de estratégia da Porsche. Em 2024, a empresa abandonou sua meta ambiciosa de fazer com que 80% de suas vendas fossem de EVs até 2030.
O desaquecimento da demanda por veículos elétricos, especialmente no segmento de luxo, fez com que a montadora alemã reavaliasse seus planos. Agora, a Porsche pretende continuar oferecendo motores a combustão bem além da próxima década, incluindo versões V8.
As dificuldades da Porsche no mercado de EVs ficaram evidentes com a queda acentuada nas vendas do Taycan, seu primeiro modelo 100% elétrico.
Em 2024, as vendas do sedã esportivo despencaram 49%, totalizando apenas 20.836 unidades no ano. Parte dessa retração pode ser explicada pelo fato de que muitos consumidores estavam aguardando o Taycan reestilizado, que foi apresentado ao longo do ano.
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Outro grande problema para a Porsche foi o mercado chinês. A montadora vendeu 56.887 unidades na China em 2024, registrando uma queda de 28% em comparação ao ano anterior.
Como a China é o maior mercado global de EVs, esse desempenho ruim contribuiu para a queda de 3% nas vendas globais da Porsche, que totalizaram 310.718 unidades no ano.
Diante desse cenário preocupante, a Porsche anunciou no dia 1º de fevereiro que está negociando a saída antecipada de dois executivos-chave: Lutz Meschke, chefe financeiro e de TI, e Detlev von Platen, responsável pelas áreas de vendas e marketing.
As mudanças na liderança refletem a necessidade de ajustes estratégicos para enfrentar os desafios do mercado nos próximos anos.
[Fonte: Motor Authority]
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