Por que o mesmo motor tem potências diferentes em dois modelos da mesma marca?

motor componentes
motor componentes

Se você já viu em algumas marcas, vários modelos diferentes com o mesmo motor, mas com potências que variam entre si, saiba que isso tudo acontece muitas vezes, por causa do marketing.

É claro que dois motores iguais podem ter potências levemente diferentes por causa de detalhes técnicos.

Por exemplo, em um modelo aquele motor entrega 98 cavalos, e no outro, 102 cavalos.

Isso pode acontecer por causa de um posicionamento diferente da entrada de ar do motor, também por causa de sistemas de escapamento um pouco diferentes.

Mas, quando o mesmo motor tem uma potência muito diferente em dois modelos, isso é feito por causa de regulagens eletrônicas na ECU (unidade de controle eletrônico do motor).

Por exemplo, a Mercedes-Benz tem modelos chamados “250”, C250, E250, etc, com um motor 2.0 Turbo, de quatro cilindros, que entrega 211 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque.

Com apenas um ajuste eletrônico no motor, sem mudar muita coisa nas partes mecânicas do conjunto, este mesmo propulsor, nos modelos denominados “300”, entrega mais interessantes 245 cavalos e 37,7 kgfm de torque.

Por que chamamos isso de marketing? Pois as marcas apenas entregam aquele motor com uma regulagem voltada para maior potência, se o comprador pagar mais, sendo que o conjunto acima citado de 245 cavalos, poderia muito bem ser usado nos modelos “250”, sem nenhum custo adicional de fabricação para a empresa.

É claro que existem modificações mais extensas que podem ser feitas nesses motores, para elevar ainda mais a potência.

As montadoras ajustam peças e fazem escolhas específicas para que o motor se saia melhor em diferentes situações.

Esses ajustes incluem filtros, escapamentos e comandos de válvulas. Eles afetam diretamente o quanto de potência e torque o motor produz. Por exemplo, carros esportivos focam em potência alta. Já os utilitários são feitos para gerar força, ou torque, em baixas velocidades.

Nestes casos, podemos ter um modelo com 140 cavalos de potência, que se tiver um turbo instalado de fábrica, entregará mais de 200 cavalos, tranquilamente, mas aí achamos que se justifica uma cobrança de valor mais elevado, afinal, o custo de produção é bem maior.

Componentes Função Impacto
Filtros e escapamentos Regula entrada e saída de ar Melhora torque e potência
Comandos de válvulas Controla abertura das válvulas Aumenta eficiência do motor
Comprimento dos coletores Conduz ar aos cilindros Adapta necessidades de condução

Existem maneiras de aumentar a potência de um carro depois que você já o comprou, é o famoso remap, ou stage, onde empresas preparadoras mudam o software da ECU do veículo, elevando sua potência, muitas vezes sem a troca de peças.

Mas é sempre bom lembrar que se o objetivo for um ganho grande de potência, aí já é necessário a troca de alguns componentes.

Veja no vídeo abaixo como esse processo é feito:

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.