Lembra de um caso conhecido em Nova Iorque, onde a polícia da Big Apple distribuía “cartões de cortesia” para amigos e familiares de policiais infringirem algumas leis de trânsito sem punição?
Pois é, parece que a prática não ficou restrita à ilha de Manhattan, já que do outro lado do Rio Hudson, aquele mesmo do A320 do Sully, a polícia de Nova Jersey também gosta de favorecer pessoas amigas e conhecidas de seus agentes.
O Gabinete do Controlador do Estado de Nova Jersey descobriu que a polícia do estado vizinho ao de Nova Iorque também dá “tratamento preferencial” para motoristas que são amigos ou parentes de policiais.
Assim como na metrópole ao lado, a polícia também distribuiu “cartões de cortesia”, que levam um distintivo da polícia estadual, garantindo ao motorista passagem livre e também “isenção” de certas regras de trânsito, puníveis com multas e até reboque.
Segundo o órgão estadual, de um total de 501 abordagens investigadas, 139 tiveram tratamento diferenciado, indicando a facilitação aos motoristas infratores.
Com filmagens de câmeras corporais, o gabinete do estado verificou que houve várias situações em que os motoristas eram perdoados de seus erros. O GC disse que “multas não foram dadas, prisões não foram feitas e ninguém foi sequer ordenado a sair do veículo”.
Ou seja, Nova Jersey virou uma grande casa da mãe Joana, com casos como do Alfa Romeo Stelvio que ziguezagueava por uma rodovia do estado a 151 km/h.
Este motorista foi abordado pela polícia e apresentou o cartão, alegando ter um relacionamento com um agente da corporação. Os policiais tentaram entrar em contato, mas foi em vão, porém, liberaram o cara por ele ter o cartão, dando apenas um sermão amigável.
Noutro caso, um Kia estava a 162 km/h, sendo parado pela polícia, é claro. A motorista apresentou o cartão e disse que o pai dela era tenente da polícia. Os agentes foram até a viatura e confirmaram a informação. Então, ela foi simplesmente liberada…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!