
Normalmente, são os skatistas e praticantes de BMX que acabam transformando antigas infraestruturas automotivas em pistas para suas manobras.
Mas, desta vez, o jogo virou. Uma gigante estrutura de concreto, provavelmente localizada na China, foi reaproveitada para criar o que pode ser o esporte a motor mais desconcertante — e potencialmente nauseante — já visto.
Para ser honesto, nem sabemos exatamente como chamar essa modalidade bizarra.
O que sabemos é que diversos vídeos começaram a pipocar nas redes sociais ao longo do último fim de semana, mostrando vários tipos de veículos se aventurando nesse “bowl de sabão”, de sedãs como o BMW Série 7 a picapes brutas como a Ford Raptor.

O mais curioso é que nem sequer está claro para que essas estruturas de concreto foram originalmente construídas.
Alguns especulam que poderiam ser tanques industriais, reservatórios de água ou algo semelhante.
Mas o fato é que um grupo de entusiastas decidiu transformar ao menos uma dessas construções em uma espécie de “Karussell infinito” — para quem conhece Nürburgring, é como se a icônica curva inclinada fosse inundada de água e sabão para maximizar a diversão e a perda de controle.
O fenômeno ainda é extremamente raro, e a pequena amostra de vídeos mostra que SUVs e caminhonetes parecem levar vantagem na tração, mas carros de passeio também se arriscam nas curvas ensaboadas.
No entanto, pouco se sabe sobre as “regras” desse evento. Será que o objetivo é permanecer o maior tempo possível circulando nas faixas de pintura mais altas? Ou quem sabe vencer quem conseguir escapar da bacia sem capotar?

Existem juízes? Pontuação? Tudo é um grande mistério, o que só aumenta a aura caótica da coisa toda.
O vídeo mais popular mostra veículos deslizando de forma cômica (e às vezes descontrolada) nas paredes do bowl, com a ação visivelmente acelerada para acentuar o efeito cartunesco da cena.
E surge outra dúvida inevitável: o que acontece se algum dos participantes realmente atingir velocidade suficiente para “decolar” do bowl? Até agora, ninguém parece ter capturado esse momento cinematográfico — mas é só uma questão de tempo.
Independentemente de como tudo isso começou, uma coisa é certa: este é mais um exemplo da criatividade sem limites dos apaixonados por carros, que não precisam de uma pista oficial ou de um autódromo para transformar qualquer estrutura esquecida em pura adrenalina.
E, sejamos honestos, também é uma prova de que, às vezes, a insanidade e o improviso são o que tornam o automobilismo tão divertido.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!