Primeiro, os carros ganharam centrais multimídia bem no centro (óbvio) do painel.
Depois, vieram os quadros de instrumentos digitais, não aqueles lá dos anos 90, com apenas dígitos, mas verdadeiras telas atrás do volante.
Só que agora a coisa está meio que saindo do normal. Muitas marcas perderam a mão e estão colocando telas em tudo que é canto das cabines de seus modelos.
Mas uma pesquisa mostra que elas não tiraram simplesmente essa ideia da cabeça.
Os consumidores querem sim cada vez mais telas dentro dos veículos, para poder fazer de tudo enquanto viajam, de assistir um filme a jogar videogame.
É o que foi divulgado no site da revista norte-americana Variety.
As pessoas querem telas lá na frente e também para os passageiros de trás, tudo movido por verdadeiros centros de entretenimento, embutidos nos carros mais recentes.
É claro que ouvir música continua sendo algo muito popular entre as pessoas que compram carros novos, mas a cada dia mais e mais pessoas querem assistir vídeos em seus carros. Pelo menos entre aquelas que não sofrem de cinetose, não é mesmo?
A pesquisa indicou que em 2022, 31% das pessoas queriam assistir vídeo dentro do carro. Esse número aumentou para 39% em 2023.
E que vídeos são esses? Na maioria dos casos, vídeos curtos, do TikTok, ou dos Shorts do Youtube, pelo menos em deslocamentos mais curtos, do dia-a-dia.
Para viagens mais longas, ou para aqueles que tem carros elétricos e estão esperando a bateria carregar, aí já entram filmes e seriados de aplicativos de streaming.
Para muitos pais, sabemos muito bem que esses vídeos são usados como babás eletrônicas para manter as crianças quietas e caladas durante as viagens, 32% disseram que esse era o motivo de querer vídeo no carro.
No geral, pelo menos 56% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que queriam mais telas em seus carros.
Mas quando subimos para os segmentos de luxo e ultra luxo, este número sobe para incríveis 91%.
Ver vídeo no carro é legal e tudo mais, mas ver os paineis dos carros virarem verdadeiros outdoors eletrônicos, é triste. Os botões sumiram, e agora tudo é comandado dentro da tal enorme tela.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!