
A gigante chinesa Xiaomi revelou que o preço do seu superesportivo elétrico SU7 Ultra será quase 40% inferior ao valor originalmente sugerido, causando um verdadeiro abalo na concorrência, principalmente o pessoal da Porsche com o seu Taycan.
Quando anunciou a versão topo de linha do SU7 Ultra em outubro passado, a Xiaomi indicou que o modelo custaria ¥814.900 (cerca de 112 mil dólares), colocando-o no mesmo patamar do Tesla Model S Plaid.
Isso já era uma má notícia para a Porsche, que cobra ¥1.998.000 (aproximadamente 275 mil dólares) pelo Taycan Turbo GT, modelo que agora se vê pressionado por um rival muito mais acessível.
A situação ruim para o lado do Taycan é até mesmo notada no mercado de carros usados no Brasil, onde já é possível encontrar unidades ano 2021, o primeiro ano, por pouca coisa acima de R$ 400.000.

Mas a grande reviravolta veio agora, com a estreia oficial do SU7 Ultra. A Xiaomi reduziu drasticamente o preço para ¥529.000 (cerca de 72.800 dólares), tornando o modelo quatro vezes mais barato que o Taycan Turbo GT, apesar de oferecer mais potência e ter superado o Porsche em tempo de volta no Circuito Internacional de Xangai.
O SU7 Ultra conta com três motores elétricos: um dianteiro de 386 cv e dois traseiros de 570 cv cada, totalizando impressionantes 1.526 cv e 230 kgfm de torque. Comparativamente, o Taycan Turbo GT entrega 1.019 cv e o Model S Plaid, 1.034 cv.
Além disso, a Xiaomi cravou um tempo de 2:09.94 no circuito de Xangai, superando o Taycan Turbo GT em quase 1,5 segundo.
A velocidade máxima registrada foi de 323 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 1,98 segundo, ligeiramente mais rápida que os 2,1 segundos do Porsche.

Apesar da performance impressionante, o SU7 Ultra não economiza no luxo e nos detalhes aerodinâmicos. O modelo traz um difusor traseiro ativo, um grande aerofólio de fibra de carbono fixo e outros elementos que geram até 628 libras (285 kg) de downforce.
Com a opção do “Pacote Racing”, que inclui teto de fibra de carbono, o peso do veículo ainda se mantém próximo das 2,5 toneladas.
Para lidar com essa massa, a Xiaomi equipou o SU7 Ultra com vetorização de torque, suspensão pneumática de câmara dupla e freios de carbono-cerâmica.
O pacote de alto desempenho ainda adiciona amortecedores Bilstein EVO R, pastilhas de freio reforçadas, pneus Pirelli P Zero e um segundo jogo de pneus Trofeo RS para uso em pista, além de rodas forjadas de 21 polegadas.
O preço agressivo e o alto desempenho já mostraram seu impacto no mercado. Em apenas 10 minutos após a estreia do Ultra, quase 7.000 pessoas já haviam feito reservas.

Se a Xiaomi decidir exportar o modelo para outros mercados, a Porsche pode ter motivos para se preocupar. Afinal, além de desempenho, o SU7 Ultra oferece exclusividade – até mesmo o emblema no capô é feito de fibra de carbono e ouro 24 quilates.
O lançamento do SU7 Ultra também veio acompanhado de outro produto de peso para os fãs da marca: o novo smartphone Xiaomi 15 Ultra.
Segundo o CEO Lei Jun, esses lançamentos fazem parte da estratégia da empresa de consolidar sua presença no segmento de produtos premium.
A julgar pela repercussão, a Xiaomi, pelo menos por enquanto, está acertando o alvo em cheio.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!