
A lendária corrida de resistência Nürburgring 24 Horas já viu de tudo – de Ferrari e Porsche a protótipos altamente modificados. Mas em 2026, a largada contará com algo completamente inesperado: um Renault Twingo.
Sim, aquele simpático carrinho urbano francês, famoso por seu design amigável e sua total ausência de esportividade, será transformado em um carro de corrida para enfrentar um dos desafios mais extremos do automobilismo.
A ideia aparentemente insana veio dos irmãos Filip e Felix Rauh, dois entusiastas alemães que decidiram que, se já existiam categorias para Fiat Panda e até Citroën 2CV, um Twingo também merecia seu momento de glória nas pistas.
Lançado em 1992 e produzido até 2007, o primeiro Twingo foi um sucesso estrondoso na Europa, especialmente na França, onde se tornou um verdadeiro carro do povo da geração millennial.

Pequeno, econômico e charmoso, ele nunca teve a menor pretensão esportiva. No entanto, os irmãos Rauh viram no carrinho uma oportunidade de criar o “anti-carro de corrida” e desafiar todas as expectativas.
A ideia surgiu durante uma viagem de moto pela França.
“Estávamos indo em direção à costa atlântica quando vimos um Twingo na estrada. Naquela noite, no camping, começamos a pensar no que seria necessário para correr com um. Achamos que seria divertido, já que ele é tão icônico e parece o oposto de um carro de corrida”, explicou Filip Rauh.
Empolgados, eles começaram a pesquisar o regulamento da Nürburgring 24 Horas ainda na barraca. Para a surpresa dos dois, a participação era possível, desde que o carro fosse fabricado após 1996 e mantivesse um motor Renault.

Pouco tempo depois, os irmãos encontraram o candidato perfeito: um Twingo 1995 em excelente estado, com apenas 67.000 km rodados.
O motor original, um 1.2 de 54 cv, obviamente não serviria para encarar 24 horas de Nürburgring, então eles o trocaram por um motor 2.0 do Renaultsport Clio 172, que de fábrica entrega 172 cv – mas que será preparado para chegar aos 200 cv.
A adaptação está sendo feita pela Rothe Motorsport, uma oficina alemã especializada em supercarros, que encarou o desafio sem hesitação. “Eles perguntaram ‘cabe no cofre do motor?’, eu disse ‘sim’, e eles responderam ‘então faremos’”, contou Filip.
A troca de motor exigiu novos suportes, semieixos encurtados e uma nova posição para o alternador. Além disso, o carro recebeu o câmbio manual de cinco marchas do Clio 172, freios mais potentes e uma suspensão ajustável da D2 Racing.

Como se trata de uma corrida séria, ele também terá uma gaiola de proteção aprovada pela FIA, tanque de combustível especial e sistema de extintores de incêndio.
Inicialmente, os irmãos queriam manter a aparência original do Twingo, mas especialistas em aerodinâmica os convenceram a adicionar um body kit para melhorar a performance.
O design ainda está em fase inicial, mas Filip promete que será algo especial. Já a cor do carro dependerá dos patrocinadores – afinal, até agora, todos os custos foram bancados do próprio bolso.
Para reduzir os custos da equipe, os Rauh decidiram apostar em um pit crew formado por voluntários.
A resposta foi surpreendente: “Temos uma longa lista de pessoas que querem ajudar, e não são apenas curiosos. São técnicos certificados da Renault que estão se oferecendo para trabalhar de graça só para fazer parte do projeto”, contou Filip.
A expectativa é que a montagem mecânica do carro seja concluída até abril de 2024, seguida da instalação de bancos e cintos de corrida. Mas mesmo que a corrida aconteça só em junho de 2026, o tempo está contra os irmãos.
Afinal, transformar um Twingo de passeio em um competidor de resistência é uma tarefa monumental.
Mesmo assim, Filip deixa uma mensagem inspiradora para aqueles que sonham em levar um carro para as pistas ou finalizar um projeto que parece impossível: “Apenas comece.
Não pense demais nos problemas e nos detalhes no início, senão você nunca começará. Você sempre vai achar que é impossível.”
Seja loucura, paixão ou um golpe de genialidade, uma coisa é certa: quando a bandeira verde for agitada em Nürburgring 2026, um pequeno Twingo estará na pista, pronto para desafiar todas as expectativas.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!