Os preços dos carros da Jeep e da Stellantis estão altíssimos nos Estados Unidos: Consumidores estão fugindo e concessionárias estão furiosas

jeep gladiator 2023 2
jeep gladiator 2023 2

O Jeep Gladiator foi recebido com grande entusiasmo quando foi lançado pela então Fiat Chrysler em 2018, marcando o retorno da marca ao segmento de picapes após mais de 25 anos.

Inicialmente, parecia que o modelo cumpriria as expectativas. Em 2019, as vendas começaram bem, e em 2020, mesmo com a pandemia, o Gladiator alcançou quase 90.000 unidades vendidas nos Estados Unidos, um aumento significativo em relação ao ano anterior.

Mas o sucesso foi breve.

Após a fusão entre Fiat Chrysler e PSA Group, que deu origem à Stellantis em 2021, a empresa mudou seu foco para veículos de alto valor agregado e maior margem de lucro.

Com a escassez de peças, como chips semicondutores, a prioridade passou a ser os modelos mais caros, deixando de lado os clientes tradicionais da Jeep.

Hoje, encontrar um Gladiator com preço abaixo de US$ 40.000 é praticamente impossível . O modelo mais barato disponível no site da Jeep custa US$ 39.790, enquanto algumas versões chegam a absurdos US$ 72.000.

Com esses valores elevados, as vendas caíram progressivamente desde o pico de 2020, com uma queda de 21% apenas em 2023.

jeep gladiator 2025 1
jeep gladiator 2025 1

Jeep e Stellantis Perdem Relevância

O declínio do Gladiator reflete uma crise mais ampla na Jeep e na Stellantis. As vendas totais da Jeep caíram 36% em relação ao período pré-pandemia, e outras marcas do grupo também enfrentam problemas.

A Ram está perdendo terreno para Ford e General Motors, enquanto a Dodge eliminou modelos populares em antecipação a versões elétricas.

A Chrysler, que já foi a marca principal do grupo, agora se resume praticamente à minivan Pacifica, um segmento em declínio nos Estados Unidos.

A crise atingiu os trabalhadores da Stellantis diretamente. Recentemente, a empresa anunciou a eliminação de um turno em sua planta em Toledo, Ohio, onde o Gladiator é produzido.

Cerca de 1.100 trabalhadores serão demitidos. A Stellantis justificou a decisão como parte de um esforço necessário para reduzir custos e recuperar competitividade.

gladiator 10
gladiator 10

Preços Altos Afastam Consumidores

O preço médio dos veículos Stellantis nos EUA atingiu US$ 58.000 no quarto trimestre de 2023, o mais alto da indústria na época, segundo a Edmunds.

Embora esse valor tenha diminuído, ele ainda é o segundo maior, ficando apenas atrás da Ford. Esse aumento impacta especialmente os clientes tradicionais da Jeep, que têm menor poder aquisitivo e maiores taxas de juros nos financiamentos.

Jessica Caldwell, analista da Edmunds, explicou que a Stellantis está enfrentando um “descompasso de produto com o mercado.” Com preços tão altos, os consumidores habituais simplesmente não conseguem mais comprar os veículos da marca.

Críticas de Concessionárias e Funcionários

A insatisfação é generalizada. Kevin Farrish, presidente da associação nacional de concessionárias da Stellantis, escreveu uma carta aberta ao CEO Carlos Tavares, alertando que as estratégias de curto prazo da empresa estavam levando a um desastre.

Ele destacou quedas significativas na participação de mercado, demissões em massa e descontentamento generalizado entre executivos, trabalhadores e revendedores.

A Stellantis respondeu dizendo que estava tomando medidas para reduzir estoques e que as vendas estavam melhorando no final do terceiro trimestre. No entanto, os revendedores continuam preocupados.

“Você não aumenta a produção fechando fábricas,” afirmou Farrish em entrevista.

O Futuro do Jeep Gladiator

Embora o Gladiator tenha problemas específicos, como seu preço elevado e design mais voltado para o estilo SUV, ele também é vítima de uma estratégia corporativa que abandonou os modelos acessíveis que tradicionalmente atraíam consumidores.

Sem veículos de entrada como o Cherokee, o Renegade ou o Chrysler 300, a Stellantis enfrenta dificuldades para reconquistar sua base de clientes.

“Vai ser difícil recuperar a fatia de mercado que tínhamos,” lamentou Farrish. Para ele, um caminho seria oferecer uma picape menor e mais acessível pela marca Ram, que poderia competir melhor no mercado.

A crise do Gladiator e da Stellantis reflete um erro estratégico maior: a tentativa de priorizar lucros imediatos em detrimento da acessibilidade e da lealdade do consumidor.

O impacto dessa abordagem já está sendo sentido em todos os níveis da empresa, de concessionárias a fábricas e trabalhadores.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 69% (317 pessoas), indicou que o NA carrega bem rápido.

Agora, queremos saber: Por quais meios você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.