
A Volkswagen e a Audi estavam planejando interromper a venda de carros com motor a combustão na Europa até 2033, seguindo a tendência da indústria em direção aos veículos elétricos.
No entanto, um novo relatório sugere que alguns modelos com motor a combustão do Grupo VW podem continuar no mercado por mais tempo do que o esperado, já que a adoção dos EVs não avançou tão rapidamente quanto se previa.
Embora as vendas globais de veículos elétricos tenham batido recordes em 2024, o mercado europeu apresentou uma desaceleração. No ano anterior, os EVs representavam 14,6% das vendas de novos carros na Europa, mas essa participação caiu para 13,6% em 2024.
Esse cenário teria levado a Volkswagen a reconsiderar sua estratégia de eletrificação, o que pode resultar na continuidade de modelos como Golf, T-Roc e Tiguan na década de 2030.

Mudança de Estratégia
A decisão da VW depende, em grande parte, do que acontecerá no setor automotivo como um todo. Há a possibilidade de que o prazo estipulado pela União Europeia para o fim dos motores a combustão, atualmente fixado para 2035, seja adiado.
Se isso acontecer, o Grupo VW poderá estender a produção de alguns de seus modelos a combustão por mais tempo.
De acordo com fontes consultadas pelo jornal alemão Handelsblatt, executivos da Volkswagen e da Audi já não consideram 2033 um prazo realista para encerrar a produção de motores a combustão.
“Se a decisão fosse tomada hoje, ninguém estabeleceria essas metas como algo definitivo”, afirmaram as fontes.
A Volkswagen planeja lançar sua última geração de motores a combustão em 2024, o que significa que esses modelos poderiam ser descontinuados no final de seus ciclos de produção, que normalmente duram entre sete e oito anos.

Porém, há rumores de que a montadora já discute a possibilidade de aplicar uma segunda reestilização em alguns veículos na década de 2030, o que prolongaria sua vida útil por mais dois ou três anos.
Na Audi, conversas semelhantes estão ocorrendo.
“Internamente, estamos analisando a possibilidade de flexibilizar os prazos para a introdução de novas plataformas elétricas e a eliminação dos motores a combustão, caso seja necessário”, revelou uma fonte ligada à empresa.
Até mesmo a Porsche está revisando sua estratégia de eletrificação. A marca retirou do mercado europeu a versão a combustão do Macan e a substituiu por uma nova geração totalmente elétrica.
No entanto, há rumores de que a Porsche pode relançar o SUV com motor a combustão. A empresa havia projetado que, em 2024, metade de suas vendas seria composta por modelos eletrificados, mas esse objetivo agora parece difícil de ser alcançado.
Com essas novas incertezas, parece que o fim definitivo dos motores a combustão pode demorar mais do que o esperado, pelo menos para algumas marcas do Grupo VW.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!