Os airbags de cortina funcionam normalmente se os vidros do carro estiverem abertos?

airbag cortina
airbag de cortina

A cada ano que passa, temos um número maior de carros vendidos no Brasil com airbags laterais.

Isso acaba mostrando que carros com apenas airbag duplo, ou seja, dois airbags frontais para os passageiros dianteiros, ficam devendo muito em segurança, e, com isso, não protegem seus ocupantes adequadamente.

Um carro sem airbags laterais e de cortina não protege a cabeça dos ocupantes em caso de colisões laterais, onde essa parte do corpo pode acabar batendo contra a carroceria do veículo.

Mas, será que os airbags de cortina (não confundir com os airbags laterais, que saem dos bancos ou da parte inferior das laterais) funcionam bem se os vidros estiverem abertos?

Sim, o funcionamento acontece normalmente, já que esse dispositivo de segurança é instalado no teto do carro e desce até o painel da porta em milésimos de segundo, protegendo aquele passageiro sem precisar de qualquer ajuda do vidro lateral.

E é claro que a tecnologia avançaria com o passar dos anos, pois o primeiro carro a ser equipado com airbag para o motorista foi o Oldsmobile Toronado 1973, e em 1977 o sistema foi descontinuado, acredite, por falta de interesse do público.

Voltando a falar dos dias de hoje, vários airbags são necessários para proteger adequadamente os passageiros de um veículo.

Os airbags laterais e de cortina são tão eficazes que, no caso das citadas colisões laterais, podem reduzir os danos de cabeça em até 40%.

Eles também ajudam por alguns segundos em caso de o carro capotar. Isso ajuda muito a segurança de quem está no veículo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.