O Onix Plus é o Sedan Compacto da Chevrolet, que compete diretamente com Virtus, Yaris, City e Versa.
Disponível em versões automáticas e manuais, com e sem turbo, pode agradar a todos os gostos.
Avaliamos uma unidade de entrada “LT”, com motor turbo e câmbio manual e trouxemos todos os detalhes para você.
Partindo de R$ 110.690,00, custa um pouco mais que automática (por incrível que pareça), que custa R$ 108.790,00.
A versão LT Manual turbo vem de série com:
Seis Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, DRL, ABS, assistente de frenagem de emergência, rodas de aço High-vent aro 15″ com calotas, ar-condicionado, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, volante multifuncional, direção elétrica progressiva, painel de instrumentos 3,5″, multimídia MyLink, com tela de 8″, Android Auto e Apple CarPlay e mais.
Todos os detalhes estão aqui:
Motor turbo com câmbio manual é diferencial
Com a tendência de câmbios automáticos cada vez mais tomarem o mercado, carros com motor turbo e câmbio manual estão se tornando escassos, mas com o Onix Plus ainda é possível tê-los, pelo menos numa versão mais “pelada” do modelo.
O motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque (no etanol) é acoplado ao câmbio manual de 6 velocidades.
Com esse conjunto, o sedan faz o 0 a 100 km/h em cerca de 10,4s e tem velocidade máxima limitada a 187 km/h.
O Yaris acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 12s, enquanto sua velocidade máxima é de pouco mais de 170 km/h.
Já o Virtus TSI, com 116 cv, tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,5s e velocidade máxima de 201 km/h.
O consumo do Onix no etanol é de 9,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na rodovia.
Na gasolina faz 13,4 km/l na cidade e ótimos 16,9 km/l na rodovia, números sensivelmente melhores do que o automático.
Na gasolina o consumo do Yaris é na faixa de 12,9km/l na cidade e 14,7km/l na estrada e, com etanol, 8,9km/l na cidade e 10,6 km/l na rodovia.
Já no caso do Virtus, ele faz cerca de 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina, na cidade e 10,5 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina na rodovia.
Visual moderno e sóbrio
Sem grandes firulas, o Onix Plus tem um visual sóbrio e agradável, que conquistou o mercado brasileiro.
Os faróis tem uma pequena parte do fundo escurecido, mas ainda utiliza bastante regiões cromadas, e são unidos por um friso cromado que atravessa a dianteira, dividindo a grade superior da inferior.
Essa grade é composta por filetes com cortes quase triangulares, construída em plástico preto, tem uma certa personalidade.
Nas bordas do para-choque, acabamentos em plástico preto abrigam os faróis de neblina.
Na lateral, as rodas de aço com calotas de fundo preto e diamantadas em metálico disfarçam bem, de longe até se passam por rodas de liga.
O teto não tem uma caída muito abrupta, permitindo um certo espaço para a cabeça do passageiro de trás.
A traseira é bonita, em especial as lanternas, quase inteiramente vermelhas, com uma área considerável, se estende até a lateral e também sobre a tampa do porta-malas.
Lembram quase um perfil de flecha, apontando para o centro do carro.
No tampão é possível ler “Onix” no canto inferior esquerdo e “LT” no inferior direito, ao centro o logo da Chevrolet, numa medida boa.
A porção inferior do para-choque é em plástico preto.
Espaçoso, mas com muito plástico
O interior do Onix Plus LT tem bastante espaço para o segmento, mas deixa a desejar na qualidade de acabamento, apesar de seu rival direto, Virtus, também ir mal nesse quesito.
A forração de portas é praticamente composta somente por plástico duro, apesar de ter um desenho elaborado, não é o suficiente para salvar o aspecto visual e tátil do conjunto.
Os bancos são de tecido e confortáveis, mas não tem nenhum apelo visual, são mais funcionais que bonitos.
O volante é totalmente circular, sem a base reta, nem acabamento em couro, apesar do desenho bonito, não traz muita sofisticação.
Os botões multifuncionais são bonitos, envoltos por um acabamento prateado, o centro do volante é levemente achatado e da continuidade aos raios.
O painel de instrumentos tem os mostradores analógicos, com o computador de bordo no centro, que mostra informações do veículo.
A multimídia fica na porção superior do painel, não tem grandes dimensões e se destaca um pouco do conjunto.
Logo abaixo estão os botões de controle dela, com um acabamento cromado contornando-os.
Um pouco mais para baixo, os botões rotativos do ar-condicionado, com aros cromados.
O console central abriga a manopla de câmbio, ambos bem simples, sem muito destaque.
No banco de trás, há espaço para as pernas e o teto não é um problema, a não ser eventualmente para pessoas muito altas.
O porta-malas também é grande e mais que suficiente para viagens, somente um pouco profundo, o que pode dificultar o acesso às bagagens, mas essa é uma característica comum a vários sedans.
Líder disparado da categoria
O Onix Plus domina atualmente o mercado dos sedans compactos, garantindo a primeira posição do acumulado até abril de emplacamentos.
Foram 17.852 unidades emplacadas até abril de 2024, na segunda posição, o Virtus emplacou 10.381 unidades.
O Yaris completa o pódio, com 6.235 unidades emplacadas, Versa e City fecham a lista com pouco menos de 4.000 unidades cada.
Vale mencionar que no ranking geral de veículos emplacados o Onix se posiciona muito bem, na décima posição dentre todos os modelos e tipos de carroceria de automóveis.
Bom preço e consumo, design acertado, além do renome da Chevrolet, fazem com que o Onix venda tão bem.
Para ser ainda melhor, poderia ter versões de desempenho superior, como o Virtus Exclusive e atacar uma fatia hoje dominada pela VW.
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