Com a expansão dos carregadores Tesla para veículos de outras marcas, nos Estados Unidos, adaptadores têm se tornado ferramentas indispensáveis para proprietários de EVs.
No entanto, o uso crescente desses dispositivos está revelando um problema preocupante: falhas nos adaptadores podem causar danos não apenas aos veículos, mas também às estações de carregamento, criando um efeito cascata que especialistas estão chamando de “vírus dos adaptadores.”
A falta de padrões de segurança claros é um dos principais desafios. Muitos motoristas recorrem a adaptadores de terceiros, disponíveis em plataformas como Amazon e eBay, que podem custar menos de US$ 30.
Esses dispositivos baratos, no entanto, frequentemente apresentam problemas, como superaquecimento, dificuldades de uso ou até mesmo derretimento.
Ted Bohn, engenheiro do Laboratório Nacional de Argonne, comparou a propagação de falhas causadas por adaptadores a um vírus, já que os problemas podem se espalhar em redes inteiras antes de serem detectados.
Um exemplo citado por Matt Trout, especialista em instalação de carregadores, envolveu um hotel que usava adaptadores de terceiros. Um deles derreteu, e motoristas continuaram a utilizá-lo, arriscando danos aos veículos e às estações de carregamento.
Embora marcas como Ford e General Motors ofereçam adaptadores aprovados, muitos consumidores buscam alternativas mais baratas.
Para resolver esse caos no mercado, a organização Underwriters Laboratories está finalizando requisitos técnicos e de segurança para adaptadores, com base no padrão J3400/1 da SAE International.
Esses requisitos, que incluem manuais de uso e instruções de segurança, visam garantir que os adaptadores sejam confiáveis e seguros.
Uma vez que essas certificações estejam amplamente disponíveis, espera-se que fabricantes e consumidores migrem para produtos mais seguros.
Isso deve reduzir os riscos de superaquecimento, choque elétrico e falhas catastróficas, segundo Kenneth Boyce, vice-presidente de engenharia da Underwriters Laboratories.
Enquanto a certificação não se torna um padrão no mercado, especialistas recomendam que os consumidores usem apenas adaptadores aprovados por montadoras ou evitem seu uso sempre que possível.
Andrew Meintz, do Laboratório Nacional de Energia Renovável, destacou que qualquer adaptador adiciona calor ao sistema, aumentando os riscos de falhas e incêndios.
Embora os adaptadores sejam necessários para conectar veículos com diferentes padrões de carregamento — como o NACS da Tesla e o CCS usado pela maioria dos outros EVs —, eles representam um elo frágil na infraestrutura de carregamento.
Até que a indústria padronize e regule esses dispositivos, os motoristas devem priorizar a segurança e qualidade ao escolher seus adaptadores.
A chegada de produtos certificados promete trazer maior confiabilidade e eliminar o “vírus dos adaptadores”, mas, até lá, a cautela é essencial para garantir uma experiência segura e sem surpresas desagradáveis.
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