A Volkswagen registrou um nome curioso no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia em 29 de janeiro, sugerindo que a montadora pode estar preparando um novo modelo elétrico acessível.
O termo ID. EVERY1 pode indicar um futuro carro popular elétrico para ficar abaixo do ID.4 e do futuro ID.2, embora o nome em si seja uma combinação estranha de letras e números.
Há algumas possibilidades para essa nova marca registrada.
Um especializado em patentes e registros automotivos, sugeriu que o ID. EVERY1 pode ser um slogan para promover a linha de EVs da Volkswagen ou até mesmo uma referência a um ID.1, um modelo de entrada que substituiria o antigo Up! e competiria com o Fiat 500e, Hyundai Inster e Renault 4 na Europa.
Outra hipótese levantada é a de que o nome pode indicar um modelo maior, talvez um SUV de sete lugares, embora seja mais provável que a Volkswagen espere pelo desempenho comercial do ID. Buzz antes de investir em um novo veículo familiar elétrico desse porte.
Independentemente do que seja, um EV mais barato pode ser uma jogada muito importante para a Volkswagen. Nos últimos anos, sua linha de elétricos tem enfrentado diversos problemas, incluindo recalls e quedas nas vendas.
Recentemente, a marca precisou corrigir um defeito nos trincos eletrônicos das portas do ID.4, que podiam abrir sozinhos. Além disso, a Volkswagen cancelou os planos de vender o sedã ID.7 nos Estados Unidos devido à demanda fraca por elétricos grandes.
Para piorar, em pelo menos um mês de 2024, o ID.4 foi superado em vendas mundiais pelo Fisker Ocean, um SUV de uma empresa que já está falida.
A Volkswagen não é a única montadora tentando oferecer elétricos mais acessíveis. A Chevrolet, por exemplo, trará de volta o Bolt EUV em 2026 com um preço próximo ao do modelo 2023 e ainda lançará uma versão menor e mais barata do Bolt para atrair consumidores de entrada.
A Ford também aposta nessa estratégia, com o novo Capri – baseado na mesma plataforma MEB da Volkswagen – sendo uma alternativa mais em conta ao Mustang Mach-E na Europa.
Já nos Estados Unidos, a Ford baixou o preço do Mach-E para 2025, tornando o crossover elétrico mais acessível do que nunca.
Com um mercado de elétricos passando por mudanças rápidas e uma necessidade crescente de modelos mais baratos, um ID. EVERY1 pode ser exatamente o que a Volkswagen precisa para recuperar terreno.
Agora resta saber se esse nome será realmente usado em um novo carro acessível ou apenas como parte de uma campanha de marketing para toda a linha ID.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!