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Uma boa parte dos carros novos no Brasil já têm freio de estacionamento eletrônico.
Hoje é até mesmo possível comprar um carro com este sistema, no mercado de usados, por cerca de R$ 25.000, como é o caso do Citroen C4 Grand Picasso de ano 2008.
O freio de estacionamento elétrico ou eletrônico é moderno e troca o cabo por um botão. Ele faz os carros mais seguros, mas precisa da bateria para funcionar. Vamos ver o que ocorre se a bateria acabar com o freio ligado.
É claro que as montadoras pensaram nisso, se o freio de estacionamento deixasse de funcionar sem bateria, os carros iriam descer morro abaixo no meio da rua, causando acidentes.
O freio eletrônico se mantém ligado se a bateria morrer e ele estiver ativo. Ele apenas usa eletricidade da bateria de 12 volts para acionar e liberar os atuadores elétricos.
Fora esse momento, o sistema não precisa de energia.
Características | Freio Manual | Freio Eletrônico |
---|---|---|
Mecanismo de Acionamento | Por Cabo | Acionamento por Botão |
Precisão | Médio | Alta |
Dependência da Bateria | Não | Sim |
Manutenção | Moderada | Baixa |
Um grande benefício que temos com o freio de estacionamento eletrônico, é saber que ele sempre vai atuar nas rodas na medida certa.
Não existe mais aquela preocupação se você puxou o suficiente a alavanca do freio de mão.
O problema que aparece, no caso do freio de estacionamento elétrico, é tentar mover o carro com a bateria arriada.
Com falha na bateria, mexer o carro fica quase impossível. As rodas ficam travadas. Sem energia, é muito difícil movê-lo, ainda que manualmente.
Quais são os carros mais baratos com freio de estacionamento eletrônico hoje em dia no Brasil?
Os cinco mais em conta são: BYD Dolphin Mini, Chery Tiggo 5x Sport, Jeep Renegade 1.3, Chery iCar e Fiat Fastback 1.0.
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