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Já faz 10 anos que todos os carros novos no Brasil devem sair de fábrica com o sistema de freios ABS.
Isso mostra como ele é importante para a segurança no trânsito.
O sistema ABS foi criado por Mario Palazzetti, no centro de pesquisa da Fiat, na Itália, em 1971.
Já o sistema de freios a tambor é muito antigo, tendo sido criado em 1902, por Louis Renault, usando a ideia do engenheiro alemão Gottlieb Daimler.
Nele, sapatas pressionam um tambor metálico, e isso faz o carro parar. Este sistema é fácil de produzir e manter, sendo usado principalmente nas rodas traseiras dos carros mais baratos existentes no mercado.
Baratos” entre aspas, pois até mesmo picapes de mais de R$ 300.000, como a Toyota Hilux, ainda usam este sistema na traseira, por pura economia de construção por parte de seus fabricantes.
Dentre os SUVs, segmento mais procurado pelos consumidores, um Chevrolet Tracker Premier, de mais de R$ 170.000, também tem freios com tambores na traseira.
Será que os dois sistemas (tambor e ABS) são compatíveis, já que estão separados por tantos anos?
Ainda que os freios a tambor sejam menos eficientes que o sistema de freios a disco, eles funcionam muito bem com o sistema ABS, não existindo nenhum problema para isso.
Características | Freios a Tambor | Sistema ABS |
---|---|---|
Composição | Sapatas, tambor metálico | Sensores, atuadores, controle eletrônico |
Manutenção | Regular, simples | Menos frequente, mais complexa |
Funcionamento em Situações de Emergência | Menos eficiente | Alta eficiência, controle direcional |
Custos | Baixos | Moderados a altos |
Vantagens e Desvantagens dos Freios a Tambor
Vantagens
Uma grande vantagem é a proteção extra contra sujeira e água.
O tambor cobre as peças, evitando danos externos. O sistema é feito de maneira simples, o que diminui os gastos para fabricar e manter os carros.
A durabilidade das peças também é um ponto positivo. Isso deixa mais tempo entre uma manutenção e outra. É um benefício importante para quem tem muitos carros que precisam de freios bons e que não parem muito para manutenção.
Desvantagens
A principal é que eles freiam menos que os freios a disco. O motivo é que o tambor não deixa o calor sair tão bem. Assim, os freios podem não funcionar tão bem se forem muito usados de uma vez.
Outro ponto ruim é que o design fechado impede uma boa ventilação. Isso, junto com o calor intenso, pode fazer as peças desgastarem mais rápido.
Freios a tambor não são os melhores para carros que pedem muito dos freios, como carros de corrida, por exemplo.
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