Os altos custos de reparo dos veículos elétricos continuam a surpreender motoristas, e a picape elétrica Rivian R1T mais uma vez se destaca como um dos piores exemplos.
Dessa vez, um simples acidente em um estacionamento resultou em um custo de conserto que beira o absurdo, reforçando a reputação do modelo como um verdadeiro pesadelo financeiro para seus proprietários.
A picape elétrica já é conhecida por suas despesas elevadas em caso de colisão.
Devido à escassez de peças, número limitado de centros de reparo autorizados, mão de obra especializada e componentes altamente integrados, até mesmo pequenos danos podem gerar contas astronômicas.
No passado, casos semelhantes envolvendo a R1T já chocaram a comunidade automotiva.
Em maio de 2023, um proprietário relatou ter sido levemente atingido na traseira enquanto estava parado dentro da caminhonete. O resultado foi um para-choque amassado e um pequeno dano na lataria.
O custo de reparo mais de 40.000 dólares. Pouco tempo depois, outro dono de uma R1T sofreu um dano um pouco mais sério na lateral traseira e ainda assim saiu mais barato, com uma conta de 21.149 dólares.
Dessa vez, o incidente parecia ser algo muito mais simples.
O motorista encostou a traseira da caminhonete em um pilar de concreto em um estacionamento, o que resultou em um lanterna traseira quebrada e alguns pequenos arranhões no para-choque e na tampa da caçamba.
Nada que parecesse especialmente complicado de consertar. Inicialmente, a seguradora estimou um custo de 1.400 dólares, um valor relativamente razoável.
No entanto, ao levar a R1T para um centro de reparo autorizado da Rivian, veio a surpresa. O orçamento final para consertar o dano ficou em 7.490,34 dólares.
Isso mesmo, o equivalente ao valor de um carro usado em boas condições apenas para substituir um conjunto de luz traseira e corrigir danos aparentemente menores.
Ainda não há detalhes completos sobre quais fatores elevaram tanto o custo do reparo. Pode haver algum dano estrutural escondido ou a necessidade de substituir outros componentes não visíveis na imagem compartilhada pelo proprietário no Reddit.
De qualquer forma, esse é mais um exemplo preocupante dos desafios de possuir um veículo da Rivian.
A questão que fica é será que um custo de reparo como esse seria suficiente para fazer você desistir de ter uma Rivian R1T?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!