O antes e depois da produção de um carro clássico mostra a decadência industrial da antiga Alemanha Oriental; Trabant foi um ícone da mudança após o Muro de Berlim

trabant 2
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Recentemente, um vídeo surgiu no YouTube com uma compilação de gravações antigas da extinta Alemanha Oriental, onde mostram dois momentos da polêmica e entusiástica produção do clássico alemão Trabant, ícone da queda do Pacto de Varsóvia com a reunificação alemã.

O vídeo comparativo é interessante, por revelar duas faces da história do pequeno sedã (também em versão perua) de duas portas, que era movido por um singelo motor de dois cilindros refrigerado a ar.

Na primeira parte, é retratado um filme alemão dos anos 60, com o início da produção do Trabant na então VEB Automobilwerk Zwickau, a posterior Sachsenring Karosseriemodule GmbH.

trabant 1
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No início, todo o processo industrial do Trabant parecia limpo para os padrões da época, com funcionários devidamente uniformizados e aparentemente alguns procedimentos feitos com as regras de segurança de então.

Já no segundo filme, no começo dos anos 90, a fábrica da VEB se apresentava como um misto de museu e retrocesso industrial, com sujeira e funcionários sem uniformes na maioria, usando algumas ferramentas que pareciam ter sido criadas por eles mesmos.

trabant 3
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Toda a atmosfera envolvendo a antiga fábrica de Zwickau revela que, num intervalo de 30 anos, as condições se degradaram e a modernização vinda da Volkswagen era apenas paliativa.

Um exemplo é um dos poucos robôs instalados para pintar partes metálicas do velho Trabant, embora outras partes da pintura fossem feitas por funcionários sem máscara, assim como soldadores e funileiros que exerciam suas funções sem proteção alguma.

trabant 4
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Em 30 anos, a indústria da Alemanha Oriental não congelou no tempo, mas desgastou-se, enquanto a vizinha Alemanha Federal partiu do mesmo ponto, porém, modernizou-se completamente, com elevado nível de automação e tecnologias modernas que reduziam a emissão de CO².

Com um modelo pouco mais “moderno”, a Wartburg também tentou se modernizar com o fim do regime oriental, mas parte do filme, que retrata esse outro fabricante alemão de Eisenach, mostra como não havia escapatória, a marca teria seu fim em breve.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X