O ano de 2024 termina relembrando os 20 anos do Logan; sedã da Dacia foi vendido no Brasil pela Renault e mudou marca francesa por aqui

dacia logan
dacia logan

O ano de 2024 se encerra, mas ele nos faz lembrar também os 20 anos do Logan, o popular sedã da Dacia que foi vendido no Brasil pela Renault, mudando completamente o posicionamento da marca francesa por aqui.

No ano em que se encerram as vendas do Logan por aqui, o mercado relembra o surgimento do sedã da Dacia, uma aposta ousada de Carlos Ghosn, então presidente da Renault-Nissan.

logan 2008
logan 2008

Usando a marca romena Dacia, adquirida nos anos 90 pela Renault, Ghosn lançou o desafio de um sedã extremamente barato, que deveria custar € 5.000 e assim, no Technocentre, surgiu o projeto X90.

Durante o desenvolvimento, a Renault utilizou peças e componentes de outros carros de modo a reduzir os custos, assim como incorporou vidros planos que permitiram barateá-los.

logan 2011 10
logan 2011 10

O Dacia Logan focava no espaço interno e porta-malas, ambos generosos, para ter alguma vantagem sobre os compactos premium das marcas tradicionais. Os planos da Renault, observados em parte com o que foi visto na Rússia, não contemplavam a venda do sedã na Europa Ocidental.

Lançado em junho de 2004, o Logan chamou rapidamente a atenção por seu preço equivalente a € 5.900 na Zona do Euro. Não demorou muito e a importação do sedã para o oeste do velho continente se deu e o primeiro Dacia de muitos europeus chegou por € 7.500.

renault logan avantage 2018
renault logan avantage 2018

Ficou definido que os preços do Logan, quando sob a marca Renault, seriam mais altos que os da Dacia. Tal como no leste da Europa, o sedã barato se tornou um sucesso no oeste do continente, sendo rapidamente aceito por ser barato e funcional, além de oferecer mecânica confiável.

Feito para ser resistente, o Logan reduziu não só os custos, mas também os componentes, tendo 3.000 itens ante os normalmente vistos 5.000 de um compacto premium das marcas rivais.

renault logan 2022
renault logan 2022

Três anos após seu lançamento na Europa, o Logan chegou ao Brasil como um produto da Renault e iniciou um processo de mudança de posicionamento da marca, que já sofria os efeitos de ser uma “francesa”.

Com planos de financiamento com recompra, bem como proposta de ser um carro verdadeiramente popular, diferente da gama Renault da época, basicamente francesa, o Logan repetiu o sucesso da Europa e gerou uma família com o Sandero e depois o Duster.

dacia logan sandero 15
dacia logan sandero 15

Tal como lá, ganhou uma segunda geração, mas continuou preservando suas características de projeto de baixo custo. O Logan foi um desbravador, sendo produzido ainda no Marrocos, Índia, Irã, Colômbia, Rússia e África do Sul, além da Romênia.

Bem-sucedido, ganhou uma terceira geração na Europa e agora tem o desafio de eletrificar-se num mercado europeu cada vez mais influenciado pelos SUVs e carros elétricos.

Por aqui, o Logan cedeu espaço para o Kardian, mas ainda mantém sua influência neste e em outros projetos que virão, trazendo um pouco do DNA de sua proposta competitiva e inovadora.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 66% (326 pessoas), indicou que acessa o NA apenas diretamente pelo site.

Agora, queremos saber: Há quanto tempo você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X