Novos carros elétricos compactos da VW podem se tornar um fracasso e culpa será das baterias

vw id every1 oficial 6
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A Volkswagen apresentou recentemente o ID. Every1, um carro elétrico que promete chegar ao mercado europeu em 2027 com um preço de €20.000.

Essa iniciativa visa ampliar a oferta da montadora no segmento de entrada, já que, até então, os modelos elétricos da marca partiam de €30.000.

No entanto, especialistas apontam que essa estratégia pode enfrentar desafios significativos, especialmente devido ao elevado custo de produção das baterias, o que dificultaria a competitividade frente aos veículos elétricos chineses de baixo custo.

Além do ID. EVERY1, a Volkswagen já havia anunciado o ID.2, um modelo de tamanho semelhante ao Polo, previsto para 2026, com preço aproximado de €25.000. O ID.1, sucessor do VW Up, está programado para 2027, com preço de €20.000.

Este último promete um interior espaçoso graças à nova arquitetura elétrica, mas com autonomia limitada a 250 quilômetros.

Segundo o site FCE , Florian Degen, chefe de estratégia do Instituto Fraunhofer FFB, destaca que cerca de 70% a 80% do custo de uma célula de bateria é atribuído a materiais como lítio, níquel, manganês, cobalto e cobre, enquanto os 20% a 30% restantes correspondem ao processo de produção.

Para o ID.1, estima-se que uma bateria de 40 kWh tenha um custo de aproximadamente €2.000, sem incluir sistemas eletrônicos e componentes adicionais, como refrigeração.

A produção de baterias representa um grande obstáculo para a Volkswagen. Enquanto empresas asiáticas produzem células em larga escala, aproveitando economias de escala, a Volkswagen está investindo na produção própria de células.

Em julho de 2022, a empresa iniciou a construção de sua primeira fábrica de células de bateria em Salzgitter, Alemanha, com planos de iniciar a produção em série em 2025. Além disso, uma fábrica está sendo construída em Sagunto, Valência, com previsão de operação para 2026.

A concorrência com fabricantes chineses, que oferecem modelos como o Leapmotor T03 (a partir de €19.000) e o BYD Dolphin Mini (aguardado por menos de €18.000), é um desafio adicional.

Esses concorrentes conseguem preços mais baixos devido à produção em larga escala e custos reduzidos de baterias. Assim, a Volkswagen enfrenta o desafio de equilibrar custos de produção e oferta competitiva no mercado de veículos elétricos acessíveis.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X