A Toyota está preparando um novo veículo utilitário, mostrado em sua forma básica numa imagem escurecida, indicando que sua proposta será de rusticidade e alta capacidade no fora de estrada. Esse produto deverá ter a plataforma IMV, a mesma da Hilux e SW4.
Inspirado no clássico Toyota FJ, qui conhecido como Bandeirante, será um tipo de FJ Cruiser, porém, mais global e menos luxuoso. A ideia, segundo o site Autocar Índia, é produzi-lo na mesma linha onde a picape é feita e, nesse caso, na Tailândia.
Usando a mesma base da picape utilitária comercial Champ, uma equivalente moderna ao antigo Bandeirante Pickup, este novo utilitário herdará também a mecânica dessa família de veículos, incluindo motores diesel GD 2.4 e/ou 2.8 litros.
Menor que a SW4, o jipão da Toyota terá em torno de 4,50 m e um chassi de longarinas robusta a sustentá-lo, assim como uma carroceria de aço reforçada. Com direito a estepe externa, será um carro bem mais raiz e que também buscará alguma performance.
Isso porque, além dos motores diesel GD, também poderá receber os motores FR 2.7 a gasolina e V6 4.0, este já usado aqui pelo SUV da Toyota fabricado na Argentina.
Falando em Argentina, como Hiace (outro derivado da IMV), assim como o cogitado Champ, este FJ Cruiser moderno também não deixa de ser uma opção para a planta argentina introduzir um segundo SUV na região.
Como compartilhará peças e componentes com estes carros, lembrando que a minivan Innova Crysta já foi cogitada para a unidade do país vizinho, seria interessante ver uma releitura moderna do clássico jipe Bandeirante, feito em São Bernardo do Campo, por décadas.
Mais raiz e divertido, a proposta desse utilitário 4×4 pode levá-lo ao mercado americano também, onde o antigo FJ Cruiser foi vendido por muito tempo. Por fim, espera-se ainda por uma versão híbrida com a mesma tecnologia que será usada na Hilux.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!