
A Toyota acaba de entrar com tudo na briga pelos elétricos acessíveis na China com o SUV bZ3X, e o impacto foi imediato.
Em apenas uma hora após o início das vendas, a montadora registrou mais de 10 mil pedidos, levando o sistema a cair de tanta demanda. Com um preço inicial de apenas US$ 15 mil, o modelo desafia a concorrência local e promete sacudir o mercado.
Fruto da parceria entre Toyota e GAC, o bZ3X já havia sido apresentado em dezembro, mas só agora começou a ser entregue aos clientes.
Seu grande atrativo é a combinação de preço baixo e boas especificações. Para efeito de comparação, o Toyota Highlander vendido na China parte de US$ 39,3 mil, enquanto um Camry custa a partir de US$ 23,7 mil.

Isso torna o bZ3X uma pechincha para um SUV elétrico desse porte.
O modelo básico, chamado 430 Air, vem com uma bateria LFP de 50,03 kWh, que garante autonomia de até 430 km no ciclo CTLC – embora, na prática, o alcance real deva ficar em torno de 400 km.
Já a versão 430 Air+ tem um pequeno acréscimo de equipamentos e sai por cerca de US$ 16,5 mil.
Para quem busca mais autonomia, há as versões 520 Pro e 520 Pro+, ambas com uma bateria de 58,37 kWh e alcance declarado de 520 km.

O preço começa em US$ 16,7 mil, chegando a US$ 19,3 mil na versão mais equipada. O modelo topo de linha, 610 Max, traz uma bateria ainda maior, de 67,92 kWh, garantindo 610 km de autonomia e um motor de 224 cv. Seu preço inicial é de US$ 22 mil.
Todas as versões do bZ3X vêm equipadas com um motor elétrico de 204 cv nas variantes de menor autonomia e 224 cv na versão topo de linha.
Além disso, há opções mais avançadas, como as variantes do 520 Pro que oferecem um pacote completo de assistência ao motorista, incluindo 11 câmeras, 12 radares ultrassônicos, 3 radares de ondas milimétricas e um sensor LiDAR, todos operando por meio do processador Nvidia Drive AGX Orin X.

Internamente, o bZ3X entrega um ambiente tecnológico com uma tela multimídia de 14,6 polegadas, um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e um sistema de som Yamaha com 11 alto-falantes.
O SUV tem dimensões próximas às do RAV4, medindo 4,60 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,64 metro de altura, com entre-eixos de 2,76 metros. Seu peso é de 1.835 kg, na média dos SUVs elétricos dessa categoria.
O sucesso inicial do bZ3X indica que Toyota pode ter encontrado a fórmula certa para competir no mercado chinês de elétricos, desafiando marcas locais como BYD e Nio.
Se a estratégia se provar eficaz, não seria surpresa ver a montadora expandindo essa abordagem para outros mercados no futuro.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!