Novo Dodge Charger precisa de um V8 e a Stellantis tem, mas ele não é americano; esse motor tem apenas 3.9 litros e um ronco monstruoso

novo dodge charger 2025 2
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Fazendo a varredura de sempre em busca de novidades, nos deparamos com mais um artigo sobre o Dodge Charger e a expectativa dos americanos com a chegada do SixPack ainda no primeiro trimestre.

Para alguns, o seis em linha Hurricane 6 é a salvação da lavoura para esta nova geração do Dodge Charger , mas para a maioria possivelmente não é que gostaria realmente de ver no cofre do muscle car.

Um carro como o Novo Dodge Charger até ronca (falsamente), mas ele não tem um coração com oito ventrículos bombeando o sangue dos automóveis tradicionais.

Então, agora o pensamento geral é: por que não um V8 no Novo Charger? Obviamente, todo mundo sabe que a Stellantis, sob Carlos Tavares, projetou o novo muscle sem um V8, usando o Hurricane 6.

Todavia, por mais moderno e potente que este seis em linha seja, ele continuará sendo seis em linha e a sigla V8 é sinônimo de poder em carros, mesmo que seja um feito por fabricante de motos em transversal.

Nada contra fabricantes de motos, pelo contrário, até vimos um V8 novinho de uma (outra) japonesa, colocado para empurrar lanchas, quando ele poderia estar num dos sedãs mais vendidos da América do Norte…

ferrari 488 7
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Mas, voltando ao Charger, a Stellantis entregou os cabeçotes do Hemi numa bandeja, embora agora se considere seu retorno, mas também se sabe que para colocá-lo no novo Dodge, haveria consequências.

Assim, no YouTube, encontramos um vídeo do TK’s Garage falando sobre o assunto e, onde cita engenheiros da Stellantis, menciona que as torres de suporte teriam de ser movidas para o Hemi caber nele.

Se o Hemi 5.7, 6.4 e mesmo o Hellcat 6.2 demandariam uma cara reengenharia no Charger, então a solução para a Stellantis satisfazer a nação seria um novo V8.

Isso realmente seria bem caro de fazer, mas a Stellantis já tem um V8 que, supostamente, caberia no Charger. Este é o 3.9 litros de origem Ferrari, o F154, usado na Ferrari 488 e Califórnia, por exemplo.

Havíamos pensado nele, mas não sabíamos se daria certo, porém, TK’s sugere que seria possível essa junção, mas com este V8 italiano alimentado por um supercharger. Será?

Ninguém sabe, somente a Stellantis se liberar a engenharia e receber o “sim” da Ferrari para testar essa possibilidade. Para você, seria legal um Novo Charger com um V8 da Ferrari?


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X