
UPDATE: A Stellantis entrou em contato com o Notícias Automotivas, enviando seu posicionamento sobre o resultado do teste do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP. O texto segue no final da matéria.
Decepção. O Citroën C3 Aircross teve um dos piores resultados do Latin NCAP atualmente, com classificação sem nenhuma estrela no teste de segurança, que usou uma versão com dois airbags para avaliação.
O novo SUV da Citroën teve apenas 33% de proteção para motorista, 50% para pedestres e 35% em sistemas de segurança. Faltou alguém aí? Faltaram as crianças… A proteção delas foi de míseros 11%.
O Latin NCAP diz no relatório: “O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes”.
Continuando: “O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A proteção dinâmica para crianças não obteve pontos porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos do Latin NCAP”.
Como se sabe, o Aircross só é vendido com dois airbags e nenhum item do pacote ADAS, evidenciando sua proposta de baixo custo, mas não de baixo preço.
No teste, o que impulsionou foram os vidros baixados das portas dianteiras que se projetaram para fora. O Novo Aircross não cumpriu outros requisitos do NCAP, resultando na não obtenção de estrelas na classificação.

Já o Toyota Corolla foi um ajuste de pontuação e sua classificação de 2022 caiu de cinco estrelas para quatro, devido à entrada no mercado mexicano de um modelo feito em outra fábrica.
Como as exigências aumentaram, o Latin NCAP anunciou que a Toyota tem todo direito de pedir um novo teste auditado. Sendo ele um carro com sete airbags e pacote ADAS parcial, não seria ruim para a marca japonesa pedir uma revisão.
O Latin NCAP também não foi informado pela Stellantis de qualquer revisão na segurança do Novo Citroën C3 Aircross, sendo um produto importante para a marca francesa por aqui.
Nota da Stellantis sobre o teste:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”
Citroën C3 Aircross – 2 airbags
Toyota Corolla – 7 airbags

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!