A GM está desenvolvendo uma nova gama de modelos de propulsão híbrida plug-in para o mercado americano, mas o pensamento em Detroit é bem diferente daquele que temos por aqui.
A lógica de usar a tecnologia do Chevrolet Equinox Plus, um SUV PHEV, não é a mesma que a administração da General Motors começa a compartilhar com o mercado americano.
Segundo o site GM Authority, a montadora não usará a tecnologia do Equinox Plus chinês, alegando que o produto foi desenvolvido para as necessidades locais, não servindo então para o mercado norte-americano.
Isso significa que a GM não tem intenção de vender o Equinox Plus nos EUA e possivelmente na América Latina.
Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet, explicou: “[O Equinox PHEV do mercado chinês é] um veículo com um propósito diferente, e construído na China”.
Bell continuou: “Mary [Barra] falou sobre termos essa capacidade e tecnologia, mas temos que fazer o que faz sentido para esse mercado, e temos que ser muito deliberados em como perseguimos esse volume em termos de como investimos no portfólio. Já investimos da maneira certa em EVs.”
Um dos possíveis motivos é o extenso uso de componentes de origem chinesa, o que poderia acarretar problemas para a GM, especialmente em termos de software.
Outro ponto é que o Equinox parece não fazer parte dos planos da empresa para os híbridos plug-in.
Scott Bell acrescentou: “Estamos definitivamente prestando atenção ao que o mercado está nos dizendo e tentando escolher nossos pontos de onde queremos estar, mas para sermos rápidos e fáceis em trazer esse modelo, não vejo isso como uma jogada inteligente”.
Pelo que se pode ver, a hibridização com tomada se dará por volta de 2027 e o Novo Equinox talvez nem seja hibridizado dessa forma.
Aqui, comenta-se que o próximo SUV da GM, o primeiro híbrido plug-in, chegará com sistema MHEV no mesmo ano.
Pelo menos aqui, a GM indica que não gastará muitos recursos em fazer carros híbridos, enquanto nos EUA, a empresa deverá criar uma solução local para atuar com seus motores de hoje.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!