O Novo Audi Q5 chegará na próxima semana, no dia 2 de setembro, com tudo alterado em sua terceira geração, que promete ser mais expressiva em estilo e proposta em comparação com as duas gerações anteriores.
O CEO da Audi, Gernot Döllner, comenta: “O Audi Q5 representa o sucesso da Audi há mais de 15 anos. Com a terceira geração do nosso SUV de maior sucesso, começaremos agora a rejuvenescer nosso portfólio de SUVs com modelos de motor de combustão eficientes e versões híbridas.”
A Audi lançará mais de 20 novos modelos em 2024 e 2025, sendo mais de 10 deles elétricos. Este ano, os novos modelos elétricos começaram com o Audi Q6 e-tron na primavera e o Audi A6 e-tron no final de julho.
Ao mesmo tempo, a Audi está rejuvenescendo seu portfólio com modelos de motor de combustão como a família A5 revelada em julho, que aboliram o sedã tradicional, assim como a perua clássica, apostando num liftback e numa shooting brake.
Lançado em 2007, o Audi Q5 foi um dos primeiros carros do grupo Volkswagen a portar a plataforma modular MLB, bem antes do surgimento da famosa MQB, tendo assim motor em longitudinal na configuração padrão das quatro argolas.
Tendo dado origem ao Porsche Macan, o Q5 foi fabricado na Alemanha, Rússia, China, Índia e Malásia, tendo basicamente os motores 2.0 TFSI e V6 3.2 FSI, além dos motores diesel 2.0 TDI e V6 3.0 TDI.
Essa geração ganhou ainda uma versão híbrida que usava o motor 2.0 TSI de 211 cavalos do Jetta, bem como um motor elétrico de 54 cavalos, entregando 245 cavalos.
Então, a partir de 2017, surgiu a segunda geração do Audi Q5, porém, sua produção foi transferida para o México, de onde chega importado ao Brasil desde San Jose Chiapa. Logo começou a ser feito também na China, em uma versão longa, além da Índia, onde é feito pela Skoda.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!