A Spin terminou o ano passado como o modelo de sete lugares mais vendido do país, sendo que esse sucesso passa pelos preços mais baixos que modelos importados e a confiança transmitida pela marca.
Mas muita coisa mudou em 2024.
Começando pela própria minivan, que mudou o visual e ficou mais equipada, mas também passando pelo mercado, onde agora o C3 Aircross é um novo rival de peso.
Qual desses modelos é melhor para quem procura mais espaço? Confira!
Preços menores do lado francês
A renovada Spin 2025 oferece uma gama de versões mais enxuta, que começa abaixo de R$ 120 mil com a opção LT.
Essa é a única configuração que une o motor 1.8 aspirado de 111 cv ao câmbio manual de 6 marchas.
Acima dela está a versão LT com transmissão automática de 6 velocidades, que custa quase R$ 127 mil, sendo que as duas oferecem apenas 5 lugares.
Para ter mais equipamentos e a terceira fileira, você precisa gastar um pouco mais.
Com 7 lugares, a Spin tem a versão LTZ, por R$ 138 mil, e a topo de linha Premier, por quase R$ 145 mil.
Veja os novos valores da Spin 2025:
- Spin LT MT (5 lugares) – R$ 119.990
- Spin LT AT (5 lugares) – R$ 126.990
- Spin LTZ AT (7 lugares) – R$ 137.990
- Spin Premier AT (7 lugares) – R$ 144.990
A proposta do novo C3 Aircross é bem simples: oferecer as versões Feel, Feel Pack e Shine em configurações com 5 ou 7 lugares.
E a boa notícia aqui é que essas versões são mais baratas que a rival da Chevrolet.
No caso das versões sem a terceira fileira, os preços variam entre R$ 113 mil e R$ 128,6 mil, enquanto a adição dos dois lugares extras eleva os valores para R$ 121 mil a R$ 136,6 mil.
Todas usam sempre o motor 1.0 turbo de 130 cv com câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Confira os preços do Aircross Veja os novos valores da Spin 2025:
- C3 Aircross Feel (5 lugares) – R$ 112.990
- C3 Aircross Feel Pack (5 lugares) – R$ 119.990
- C3 Aircross Shine (5 lugares) – R$ 128.590
- C3 Aircross Feel (7 lugares) – R$ 120.990
- C3 Aircross Feel Pack (7 lugares) – R$ 127.990
- C3 Aircross Shine (7 lugares) – R$ 136.590
VENCEDOR: C3 Aircross.
Empate nos equipamentos
Nosso comparativo de preços começa com a batalha entre a Spin LT MT e o C3 Aircross Feel Pack, ambos com 5 lugares e preço tabelado em R$ 119.990.
Qual deles oferece mais equipamentos?
O modelo da Chevrolet é o único com airbags de cortina, faróis em LED com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, reclinável e corrediço, Wi-Fi e acesso a informações do veículo através de aplicativo.
Do outro lado, apenas o Citroen tem alerta de pressão dos pneus, sensores de estacionamento, apoio de braço dianteiro, rodas de liga leve aro 16 (o rival usa calotas e tem aro 15) e computador de bordo.
Além da disputa acima, outro comparativo interessante pode ser feito entre a Spin LTZ (R$ 137.990) e o C3 Aircross Shine (R$ 136.590), ambos com 7 lugares.
E assim como na briga acima, cada um oferece itens diferentes, mas no geral podemos dizer que houve um empate.
A minivan da Chevrolet é a única com ar-condicionado automático, sensor de chuva e faróis com acendimento automático, enquanto o rival francês tem rodas aro 17, faróis de neblina e bancos em couro como itens exclusivos.
VENCEDOR: Empate.
O motor 1.8 dá conta do recado?
Havia alguma expectativa sobre uma possível mudança na motorização da Spin 2025, o que combinaria bem com tantas novidades visuais e na lista de equipamentos.
Mas a Chevrolet decidiu seguir com a receita que já estava dando certo.
Isso significa que continuamos com o propulsor 1.8 flex de 106 cv na gasolina e 111 cv no etanol, além do torque de 16,8/17,7 kgfm.
Com câmbio manual, a aceleração é feita em 10,2 segundos, tempo que sobe para 11 segundos com a transmissão automática. A velocidade máxima é sempre de 170 km/h.
Do outro lado, temos um pouco mais de modernidade, pois o C3 Aircross aproveitou a presença na família Stellantis para usar o motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm, sempre associado à transmissão CVT.
Podemos dizer que o nível de desempenho é outro, pois a aceleração até os 100 km/h é feita em 9,7 ou 9,8 segundos (modelos de 5 ou 7 lugares), com máxima de 191 km/h. O problema é que isso não se reflete no consumo.
Mesmo com seu velho motor flex, a Spin é mais econômica em todas as medições, sendo melhor na cidade com a versão manual e na estrada com as opções automáticas.
Já o C3 Aircross tem as piores médias em quase todas as situações, chegando no máximo a 12 km/l na estrada (com gasolina).
Com isso, mais um empate, pois o Citroen anda melhor, mas o Chevrolet é mais econômico.
Consumo | Spin 1.8 MT | Spin 1.8 AT | C3 Aircross |
Cidade – etanol | 7,7 | 7,4 | 7,4 |
Cidade – gasolina | 11,0 | 10,5 | 10,6 |
Estrada – etanol | 8,6 | 9,3 | 8,6 |
Estrada – gasolina | 12,5 | 13,4 | 12,0 |
VENCEDOR: Empate.
A veterana tem mais espaço
As medidas da Spin são mais generosas em quase todos os sentidos, ganhando em comprimento (4,42 x 4,32), largura (1,76 x 1,72) e altura (1,69 x 1,67).
Mas o C3 Aircross é maior num aspecto vital para o espaço interno, que é o entre-eixos (2,67 x 2,62).
Na prática, porém, os ocupantes da segunda fileira viajam mais confortavelmente na Spin quando comparamos apenas as versões de sete lugares.
A explicação para isso é simples: seu rival tem a segunda fileira posicionada 10 cm para a frente, o que faz uma boa diferença para quem viaja ali.
Além disso, o Chevrolet oferece saída traseira do A/C (exceto na versão mais barata) e duas entradas USB-A.
Além do espaço menor, o C3 Aircross tem os comandos dos vidros elétricos traseiros no console central (uma posição muito ruim) e as saídas de ar-condicionado (nas versões de sete lugares) ficam no teto.
Como estamos falando de carros com versões para sete passageiros, também é interessante falar sobre o que cada um oferece nesse sentido.
A Spin, por exemplo, tem a vantagem do banco traseiro ser corrediço, o que facilita o acesso à terceira fileira.
Do lado direito, o banco bipartido pode ser tombado para a frente depois de abaixar o encosto.
Fica mais fácil para entrar lá atrás, mas é importante ter cuidado na hora de voltar o banco para sua posição original, pois ele pode machucar os pés dos últimos ocupantes.
Dá para dizer que crianças vão bem acomodadas nos últimos bancos, tendo ainda porta-copos nas laterais.
Já no modelo francês, os últimos lugares são individuais, reduzindo um pouco o espaço lateralmente.
Uma solução bem interessante encontrada pela Citroen é que esses últimos bancos são removíveis e leves para guardar quando não forem usados, sendo uma tarefa fácil para qualquer pessoa.
Finalmente, vamos falar do porta-malas, onde o modelo da Chevrolet tem muito mais espaço. Nas versões com cinco lugares, são 710 litros contra 493 litros do Citroen. E nas configurações para 7 passageiros, você terá 553 litros na Spin contra 398 litros no C3 Aircross. Usando todos os lugares, são 162 litros ou apenas 42 litros, respectivamente.
Resumindo, a Spin é um pouco mais confortável para seus passageiros, tem o banco corrediço e muito mais espaço no porta-malas, vencendo essa parte do comparativo.
VENCEDOR: Spin.
Uma diferença de apenas 66 reais
Os dois modelos contam com garantia de 3 anos e revisões que devem ser realizadas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Mas é bom ressaltar que a Chevrolet ainda usa preços do modelo 2024 em seu site (que tinha o mesmo motor).
Além do esquema de manutenção bem parecido, os preços também ficam bem próximos. O Chevrolet varia entre R$ 400 e R$ 1.820, enquanto o Citroen fica entre R$ 684 e R$ 1.438. No total até os 60.000 km, a Spin chega a R$ 5,3 mil e o C3 Aircross totaliza R$ 5,2 mil
A diferença é muito pequena (apenas R$ 66), mas a vitória fica com o francês.
Revisões | Spin | C3 Aircross |
10.000 km | R$ 400,00 | R$ 684,00 |
20.000 km | R$ 788,00 | R$ 684,00 |
30.000 km | R$ 940,00 | R$ 846,00 |
40.000 km | R$ 760,00 | R$ 922,00 |
50.000 km | R$ 616,00 | R$ 684,00 |
60.000 km | R$ 1.820,00 | R$ 1.438,00 |
TOTAL | R$ 5.324,00 | R$ 5.258,00 |
VENCEDOR: C3 Aircross.
A Spin ainda vende mais
O lançamento do C3 Aircross em suas versões de 7 lugares ocorreu no final de fevereiro de 2024, enquanto a nova Spin foi lançada no final de março. Então, vamos olhar para as vendas de abril desse ano para ter uma ideia melhor de quem colocou mais unidades nas ruas.
O modelo da Chevrolet deu um belo salto nas vendas e contabilizou 2.321 unidades apenas nesse mês, enquanto seu rival ficou com apenas 1.120 emplacamentos. No total entre janeiro e abril, a Spin já somou 4.633 vendas e o C3 Aircross teve 2.053 unidades emplacadas.
VENCEDOR: Spin.
Conclusão
A briga promete ser boa entre esses dois modelos, que terminaram rigorosamente empatados em nosso comparativo. A Spin se deu melhor no espaço interno, onde oferece mais conforto para os ocupantes e um porta-malas maior, e também é o modelo mais vendido até aqui.
O C3 Aircross, por sua vez, tem preços mais convidativos e revisões mais baratas. Além disso, os dois ainda empataram em equipamentos (levando em conta as versões com preços similares) e na motorização, onde o modelo da Chevrolet bebe menos e o Citroen anda mais.
Fichas técnicas
Spin |
C3 Aircross |
|
Preço | R$ 119.900 a R$ 144.990 | R$ 112.990 a R$ 136.590 |
Motor | 1.8 aspirado | 1.0 turbo |
Potência e torque | 111 cv e 17,7 kgfm | 130 cv e 20,4 kgfm |
Câmbio | Manual ou automático de 6 marchas | CVT de 7 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.8 MT – 10,2s e 170 km/h | 9,7s e 191 km/h |
1.8 MT – 11s e 170 km/h | ||
Consumo cidade | 1.8 MT – 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G) | 7,4 km/l (E) e 10,6 km/l (G) |
1.8 AT – 7,4 km/l (E) e 10,5 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 1.8 MT – 8,6 km/l (E) e 12,5 km/l (G) | 8,6 km/l (E) e 12 km/l (G) |
1.8 AT – 9,3 km/l (E) e 13,4 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 195/65 R15 ou 205/60 R16 | 205/60 R16 ou 215/60 R17 |
Medidas | comprimento, 4,42 m; altura, 1,69 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,62 m | comprimento, 4,32 m; altura, 1,67 m; largura, 1,72 m; entre-eixos, 2,67 m |
Tanque | 53 litros | 47 litros |
Porta-malas | 710 litros (5 lugares) / 553 ou 162 litros (7 lugares) | 493 litros (5 lugares) / 398 ou 42 litros (7 lugares) |
Peso | 1.225 kg a 1.292 kg | 1.201 kg a 1.272 kg |
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