A Spin 2025 já ganhou sua segunda atualização na mesma geração, prometendo resolver alguns problemas para continuar sendo a queridinha do segmento.
Afinal, aqui você leva um carro para sete pessoas sem gastar mais de R$ 150 mil.
Dessa vez, a Chevrolet alterou de forma profunda o visual e trouxe novos equipamentos de segurança e tecnologia.
Foram tantas mudanças que a marca não se refere mais ao modelo como uma minivan, mas sim como crossover (ou até como BUV – Big Utility Vehicle).
Mas o motor continua o mesmo, e isso certamente será o grande ponto de discussão em torno desse modelo. Será que a receita vai dar certo?
Confira tudo sobre a nova Spin 2025!
Vantagem #1 – Novos equipamentos
Estamos vendo a maior mudança da nova Spin desde seu lançamento por aqui, e isso significa que a minivan ficou mais equipada e com acabamento melhor. Será que finalmente veremos o fim das comparações com a antiga Zafira?
Todas as versões são equipadas com seis airbags (com proteção até a terceira fileira), faróis e lanternas em LED, MyLink de 11 polegadas com projeção sem fio, câmera de ré, OnStar com WiFi, freios ABS, rodas aro 15, segunda fileira de bancos corrediça e até mesmo com painel digital de 8 polegadas integrado à central multimídia, sendo o primeiro modelo nacional da marca com esse sistema.
Subindo pela gama, você ainda vai encontrar piloto automático, A/C digital com saída traseira, sensor de chuva e crepuscular, chave presencial, sensor de estacionamento, carregador por indução, bancos em couro e rodas de 16 polegadas.
Na opção topo de linha Premier, a Chevrolet também adicionou itens de assistência, como alerta de ponto cego, indicador de distância do carro à frente, alerta de colisão traseira, alerta de saída de faixa e frenagem autônoma de emergência.
O interior melhorou bastante, pois a minivan usa materiais de qualidade superior e suaves ao toque, além de renovar o visual com o volante da Tracker e Montana.
Além disso, a marca ressalta que o habitáculo conta com 50% a mais de espaço em porta-objetos, o que reforça sua proposta familiar.
Vantagem #2 – Visual moderno
As mudanças visuais podem não ser tão importantes como um novo motor ou mais equipamentos de segurança, mas elas são fundamentais em qualquer mercado. E nesse aspecto a nova Spin vai ganhar pontos com os brasileiros.
Na dianteira, o modelo segue a linha de outros lançamentos recentes da marca, com forte inspiração na Montana.
A grade e o para-choque foram renovados, enquanto os faróis usam aquele comum esquema de divisão e ainda ficaram muito melhores no alcance da iluminação.
As laterais ostentam novas rodas, que foram deslocadas para aumentar a estabilidade e que podem até ser diamantadas na versão mais cara. Além disso, a Spin 2025 recebeu molduras plásticas mais largas.
Na parte traseira, temos lanternas em LED com nova assinatura luminosa e tampa do porta-malas com novo desenho, além de outras mudanças no para-choque.
Vantagem #3 – Melhor opção do segmento
Mesmo com algumas críticas, a Spin sempre vendeu bem por aqui, sendo uma boa opção para taxistas ou famílias que precisam de mais espaço.
Sabendo disso, a Chevrolet fez questão de melhorar ainda mais essa receita.
Nessa última atualização, por exemplo, a minivan ficou 16 mm mais alta em relação ao solo, além de melhorar seus ângulos de entrada e saída para 16,6 e 24,4 graus, respectivamente.
Com isso, o modelo ficou mais valente para enfrentar obstáculos urbanos, mesmo ao rodar totalmente carregada.
Outra vantagem da Spin é oferecer sete lugares (ou um enorme porta-malas de 710 litros, se apenas duas fileiras forem usadas) na faixa de preço entre R$ 120 mil e R$ 145 mil, o que significa ter poucos concorrentes com essas características.
Junte tudo isso a uma marca conhecida, uma extensa rede de concessionárias e uma mecânica relativamente barata e você vai entender o que leva uma parcela do público a optar pela Spin, o carro de sete lugares mais vendido por aqui em 2023.
Desvantagem #1 – E o motor turbo?
Se alguém esperava uma mudança mecânica na lista de novidades da Spin 2025, vai ficar decepcionado.
A veterana minivan (já podemos chamá-la assim?) continua com o conhecido propulsor 1.8 aspirado debaixo do capô.
A Chevrolet anunciou que a novidade recebeu o mesmo módulo de gerenciamento eletrônico do Tracker, mas os números do motor 1.8 flex seguem os mesmos: 106/111 cavalos e 16,8/17,7 kgfm, ligados ao câmbio manual na versão de entrada ou à transmissão automática das demais configurações.
Isso significa que a minivan segue com injeção indireta, comando simples no cabeçote e 8 válvulas, além de obviamente não contar com a ajuda do turbocompressor.
É um motor confiável, mas não tão eficiente: seu 0 a 100 km/h é feito em 11,8 segundos com gasolina ou 11 segundos com etanol, segundo a marca.
Apesar das respostas razoavelmente espertas na cidade, a Spin exige paciência e cuidado em ultrapassagens. Estamos falando de um carro que pode levar até sete pessoas e suas bagagens, então o peso será considerável para esses números de potência e torque.
E os motores turbinados que a própria marca já oferece por aqui, não seriam opções melhores para um carro desse porte? Sim, com certeza.
Mas o custo para essa adaptação está muito acima do que a marca desejava gastar nesse momento.
Desvantagem #2 – Projeto antigo
Além do motor, outros pontos entregam que a Spin 2025 ainda é fruto de um projeto mais antigo.
Vale lembrar que o modelo usa a plataforma Gamma, que foi usada no Cobalt, o que traz algumas limitações vistas no uso diário do carro.
Uma delas é o espaço, ainda que ela consiga levar sete pessoas.
Na terceira fileira, adolescentes ou adultos vão viajar com pouco conforto e uma posição incômoda para as pernas, mesmo que a segunda fileira esteja posicionada mais à frente.
E se você for carregar apenas cinco pessoas e quiser guardar os últimos bancos, a solução apresentada pela marca não é das melhores: eles ficam dobrados e pendurados atrás da segunda fileira, roubando espaço da bagagem no porta-malas (aqui ainda sentimos saudade da Zafira).
Desvantagem #3 – Agora existe concorrência
Como já dissemos, a Spin segue como boa opção até os R$ 150 mil se você precisa de espaço extra ou mais lugares. Mas o que mudou recentemente é que agora ela tem a companhia do Citroën C3 Aircross.
O modelo rival fica devendo em alguns aspectos, mas ganha na motorização.
Ele vem com o 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque, sendo mais rápido na aceleração até os 100 km/h (9,8 segundos).
Nas retomadas, o modelo da Citroën também leva vantagem, o que passa a impressão de mais segurança para uma família em ultrapassagens.
Dá para imaginar o quanto isso é importante se você está carregado e com sete passageiros.
Os preços do Aircross variam entre R$ 112.990 e R$ 136.590, sendo outra vantagem frente à nova Spin.
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