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Com o crescimento dos veículos elétricos nas estradas dos Estados Unidos, o número de acidentes envolvendo esses modelos também está aumentando.
De acordo com a fornecedora de software de gerenciamento de colisões Mitchell, os Estados Unidos registraram um aumento de 38% nos pedidos de seguro para reparo de veículos elétricos em 2024 em comparação com 2023.
Esse crescimento não é exatamente surpreendente, considerando a popularidade crescente dos EVs, mas destaca um fator preocupante: os custos de reparo desses veículos são significativamente mais altos do que os dos modelos a combustão.
O estudo revelou que os EVs representaram 2,71% de todos os pedidos de seguro nos EUA em 2024, marcando um aumento expressivo de 38% em relação ao ano anterior.
No Canadá, essa porcentagem foi ainda maior, atingindo 3,84%, um crescimento de 34% em relação a 2023.
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Esses números confirmam a rápida adoção dos EVs na América do Norte e mostram que esses veículos estão se envolvendo em acidentes na mesma frequência que os modelos tradicionais a gasolina e diesel.
Dados do Argonne National Laboratory e da Electric Autonomy indicam que atualmente há mais de 100 modelos de EVs disponíveis nos EUA e 75 no Canadá, com muitas outras opções chegando ao mercado nos próximos meses.
Fica evidente que os carros elétricos vieram para ficar – e que estão colidindo tanto quanto seus equivalentes a combustão.
Além disso, a taxa de perda total para EVs também subiu. Em 2023, 8% dos veículos elétricos envolvidos em colisões foram considerados perda total. Em 2024, esse número subiu para 10,2%.
Esse aumento acompanha uma tendência geral de crescimento nos casos de perda total em todas as categorias de motorização, principalmente devido a um aumento nos acidentes de grande impacto registrados no segundo semestre de 2024.
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Não é surpresa que a Tesla domine as estatísticas de sinistros envolvendo veículos elétricos. Os modelos mais vendidos da marca, o Model Y e o Model 3, lideraram os pedidos de seguro nos EUA em 2024, com taxas de 31,43% e 29,86%, respectivamente.
Juntos, esses dois modelos representaram mais de 60% dos sinistros envolvendo EVs que puderam ser reparados.
Somando os números do Model S (5,53%) e do Model X (4,58%), a participação da Tesla nos pedidos de colisão sobe para impressionantes 71,4%. O único EV de outra marca a figurar entre os cinco mais envolvidos em acidentes foi o Ford Mustang Mach-E, que teve uma taxa de 6,37%.
O domínio da Tesla nesses dados não é surpreendente, considerando o volume expressivo de Model Ys e Model 3s nas ruas.
Quanto mais carros de uma determinada marca circulam, maior é a probabilidade de estarem envolvidos em acidentes – e a Tesla tem mais do que sua cota de participação no mercado de EVs.
Além do aumento nos pedidos de seguro, o estudo da Mitchell revelou que os veículos elétricos continuam sendo os mais caros de reparar.
O custo médio de um reparo por colisão em um EV foi de US$ 6.236 nos EUA em 2024, uma leve redução de 3% em relação ao ano anterior. Para efeito de comparação, os veículos a combustão tiveram um custo médio de reparo de US$ 5.066.
No entanto, quando consideramos apenas modelos a combustão mais novos, os custos de reparo começam a se aproximar dos valores dos EVs.
O custo médio de reparo para veículos ICE mais recentes chegou a US$ 6.127, devido à crescente complexidade dos modelos modernos, que agora contam com mais tecnologia e componentes eletrônicos.
Média de Custos de Reparo em 2024
EVs US$ 6.236
Combustão US$ 5.066
Híbridos US$ 4.726
PHEVs US$ 5.583
Claro, existem casos extremos. A Rivian, por exemplo, tem sido alvo frequente de reclamações por seus altos custos de reparo, mesmo para danos relativamente pequenos.
Esse é um problema que já foi abordado diversas vezes por especialistas do setor.
Outro ponto levantado pelo estudo foi a desvalorização acelerada dos veículos elétricos em comparação com os modelos a combustão e híbridos.
Essa queda de valor está sendo impulsionada por diversos fatores, incluindo a redução dos custos de fabricação, o envelhecimento da frota de EVs e preocupações dos consumidores com a durabilidade das baterias, especialmente em veículos usados.
Em 2024, o valor médio de mercado para EVs que sofreram perda total caiu significativamente, atingindo US$ 33.346 nos EUA (-22%) e CA$ 40.203 no Canadá (-18,5%).
Essa tendência pode gerar desafios adicionais para proprietários de EVs que desejam revender seus veículos ou trocá-los no futuro.
O aumento das colisões e dos custos de reparo reforça um ponto crítico: os EVs não são apenas caros para comprar, mas também para consertar. A desvalorização acelerada também pode afetar a percepção dos consumidores, tornando os elétricos menos atraentes para quem se preocupa com o valor de revenda.
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