A Noruega está prestes a alcançar um marco histórico na transição para veículos elétricos. Em 2024, 88,9% dos carros novos vendidos no país eram totalmente elétricos, segundo dados da Federação Norueguesa de Estradas (OFV).
Esse número é um aumento significativo em relação aos 82,4% registrados em 2023 e coloca a Noruega no caminho certo para atingir sua meta de comercializar apenas carros elétricos até 2025.
O sucesso da Noruega no mercado de veículos elétricos se deve a uma combinação eficaz de incentivos e penalidades. Enquanto carros movidos a gasolina e diesel são onerados com altos impostos, os veículos elétricos (EVs) têm isenção de tributos de importação e de valor agregado.
Apesar de algumas cobranças terem sido reintroduzidas em 2023, o sistema continua atraente para os consumidores.
Essa abordagem, apelidada de “cenoura e chicote”, tem sido mantida por governos de diferentes orientações políticas, o que garante previsibilidade para o mercado.
Segundo Christina Bu, líder da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, essa consistência foi crucial: “Em muitos países, vemos incentivos serem introduzidos e, depois, retirados rapidamente, o que gera instabilidade”.
Além disso, a Noruega não possui uma indústria automotiva nacional. Isso facilitou a implementação de políticas tributárias rigorosas sobre veículos a combustão, conforme destacou Ulf Tore Hekneby, chefe do maior importador de automóveis do país.
Outro marco significativo foi alcançado em 2024: pela primeira vez, os veículos elétricos superaram os carros movidos exclusivamente a gasolina nas estradas norueguesas, representando 28,6% da frota total.
Com essa tendência, é esperado que mais de 50% dos carros em circulação no país sejam elétricos nos próximos anos.
No entanto, ainda existem consumidores que preferem veículos a combustão, principalmente empresas de aluguel de carros. “Muitos turistas não estão familiarizados com os EVs, então acabam optando por carros a gasolina ou diesel”, explicou Hekneby.
A crescente adesão aos veículos elétricos está transformando outros setores, como o varejo de combustíveis. Em postos de gasolina, bombas de combustível estão sendo substituídas por carregadores rápidos.
Anders Kleve Svela, gerente sênior da Circle K, maior varejista de combustíveis da Noruega, destacou que, em três anos, os carregadores elétricos devem superar o número de bombas de combustível.
Por outro lado, dirigir um carro elétrico na Noruega apresenta desafios específicos, como tempos de recarga mais longos no inverno devido às temperaturas baixas.
Apesar disso, os motoristas noruegueses estão satisfeitos com a mudança. “Às vezes sinto falta de abastecer em cinco minutos, mas estou mais confortável com um carro elétrico. É melhor para o meio ambiente e não tem aquele cheiro desagradável dos carros a diesel”, disse Desire Andresen, uma motorista de Oslo.
O caso da Noruega serve como exemplo de como uma política integrada de incentivos e infraestrutura pode acelerar a adoção de veículos elétricos.
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