O Nordeste não terá mais um regime especial de tributação federal para os fabricantes instalados, já que o texto saiu da pauta da Reforma Tributária na última hora e agora as montadoras com presença na região deve reavaliar seus investimentos locais.
A BYD não revelou se mudará os planos para seu investimento de até R$ 3 bilhões em Camaçari, na Bahia, mas o consultor da empresa, Alexandre Baldy, comentou: “Poderá haver surpresas”.
A montadora chinesa descreveu pouco sobre seus investimentos na Bahia, onde se sabe que serão 150.000 veículos inicialmente e até 300.000 depois, além de três fábricas (carros, veículos comerciais e processamento de metais), bem como a confirmação de modelos como Song Plus DM-i Flex e Dolphin EV.
Na região, a BYD terá acesso não só a infraestrutura da fábrica, mas também ao porto da Ford, um terminal em Aratu, que era usado pela montadora americana.
Antônio Filosa, da Stelllantis, havia comentado sobre o assunto há alguns dias: “Certamente muda porque a previsibilidade econômica mudaria. Teremos de ver que impactos teremos, mas neste momento não sei quantificar”.
No caso da Stellantis, o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco, aguarda um novo ciclo de investimentos e nele estará a produção de carros híbridos flex, sendo eles MHEV, HEV ou PHEV.
Sem um regime tributário diferenciado, que na proposta do governo se estenderia até 2032, a região do Nordeste pode perder parte desses investimentos, ainda que a BYD não tenha sinalizado isso.
Para a Stellantis, carros de alto valor agregado têm menos impacto numa ausência de regime tributário que carros populares, cujas margens menores são mais sensíveis à tributação.
Em Brasília, espera-se que as bancadas políticas dos dois estados e também do Ceará, consigam reverter a decisão da comissão responsável pelo texto da Reforma Tributária para incluir a manutenção do regime.
Caso contrário, ações localizadas serão tomadas, com o governo da Bahia admitindo que poderá dar incentivos extras para manter o investimento da BYD no estado.
[Fonte: Auto Data]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!