No caso de capotamento, o teto solar panorâmico oferece um risco maior?

carro teto solar panoramico acidente
carro teto solar panoramico acidente

A segurança no mundo automotivo preocupa bastante, especialmente com a presença do teto solar panorâmico, um tipo especial de teto solar, com uma área em vidro que é muito maior.

E, apesar dos avanços na tecnologia, o vidro sempre será mais frágil do que um teto de aço.

A questão que muitos levantam é se o teto solar grande é mais perigoso.

Ele realmente é mais frágil, mas o teto solar não é responsável por suportar a deformação da carroceria no caso de um capotamento.

Ele é apenas uma cobertura, e quem irá proteger os ocupantes do veículo na hora de um acidente com capotamento é a estrutura geral do veículo, que no caso dos modelos equipados com teto solar panorâmico, é muito mais rígida e forte.

Ou seja, a resposta é não, carros com teto solar panorâmico não são mais perigosos em acidentes.

Os engenheiros que desenvolvem carros para grandes marcas se baseiam em testes e também padrões de performance. Além disso, existem regras que os governos ao redor do mundo criam para assegurar que os carros tenham uma boa segurança.

Principalmente se seu veículo com teto solar for um que também é vendido em mercados como os Estados Unidos ou a Europa, ele se beneficia de leis muito rígidas para segurança automotiva.

Nos EUA, por exemplo, os testes do IIHS, Insurance Institute for Highway Safety, incluem testes de resistência dos tetos dos veículos, o que afeta diretamente a segurança em caso de capotamentos.

Se analisarmos estes testes do IIHS nos anos mais recentes, nota-se que os carros com teto solar panorâmico tem a mesma resistência que veículos sem este equipamento de fábrica.

A estrutura dos carros modernos é feita de um frame de aço de altíssima resistência, envolvido por finas chapas, que são as que dão ao veículo suas linhas externas.

As chapas de aço estruturais, de alta resistência, são as peças que absorvem o impacto de um carro, no caso de um acidente, e elas não ficam no centro do teto, que é a posição do teto solar panorâmico.

Ainda assim, o uso do cinto de segurança é muito importante, mais ainda em carros com teto solar, pois se o mesmo estiver aberto, e o passageiro sem cinto, ele pode ser ejetado pelo teto solar, em um capotamento.

E a preocupação com vidro estilhaçado?

Bem, o teto solar é feito de vidro laminado, o mesmo tipo de vidro que compõe o parabrisa. Este tipo de vidro se estilhaça, em vários pedacinhos bem pequenos, ao invés de se quebrar em pedaços grandes e cortantes.

E nenhum pedaço dele fica solto no caso de uma pancada ou acidente, o que protege todos os ocupantes do veículo.

Algumas marcas estão desenvolvendo airbags de teto que cobrem toda essa área no caso de acidentes, o que ajudaria os carros com teto solar panorâmico a serem ainda mais seguros.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.