A Renault, através de sua unidade de veículos elétricos Ampere, está considerando desenvolver um minicarro totalmente elétrico para a Nissan, o que adicionaria mais um modelo à plataforma do próximo Renault Twingo.
Esta decisão ocorre após a saída da Volkswagen de uma colaboração que buscava compartilhar os custos de desenvolvimento.
O projeto, caso siga em frente, representará o segundo veículo elétrico desenvolvido em conjunto pelos parceiros da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com o primeiro sendo o sucessor elétrico do Micra, programado para 2025 e baseado no Renault 5.
A Ampere também construirá um SUV compacto elétrico para a Mitsubishi, o terceiro membro da aliança.
Embora poucos detalhes sobre esses modelos tenham sido divulgados em um evento de imprensa realizado em 30 de outubro, o CEO do Grupo Renault e da Ampere, Luca de Meo, destacou o sucesso do projeto Micra como incentivo para a Nissan considerar o desenvolvimento de um minicarro elétrico na mesma plataforma.
“O projeto do Micra está indo muito bem, dentro do cronograma e do orçamento”, afirmou de Meo.
Makato Uchida, CEO da Nissan, também comentou sobre o potencial desse minicarro, afirmando que ajudaria a marca a expandir sua presença no mercado europeu com um veículo acessível.
Ele reforçou que a iniciativa representa uma ampliação da cooperação entre as marcas em diferentes segmentos de veículos. A Nissan planeja investir até €600 milhões na Ampere, enquanto a Mitsubishi também deve adquirir uma participação, embora não tenha detalhado os valores.
O novo Twingo, com design retrô que remete à primeira geração dos anos 1990, será lançado no início de 2026 com um preço base inferior a €20.000. Ele será fabricado na planta da Renault em Novo Mesto, Eslovênia, onde atualmente é produzido o Clio.
O Twingo usará a plataforma AmpR Small, que também suporta os modelos Renault 5 e Renault 4 SUV, e será equipado com baterias de fosfato de ferro e lítio, mais econômicas em comparação às de níquel-manganês-cobalto usadas no Renault 5.
De Meo descreveu o novo Twingo como uma solução eficiente para a mobilidade urbana sustentável, comparando-o aos carros kei japoneses. A Renault promete um custo mensal abaixo de €100 e um consumo de energia de 10 kWh por 100 km, o que seria 50% mais eficiente que outros pequenos EVs atuais.
Após a saída da Volkswagen das negociações, a Renault decidiu trabalhar com uma empresa de engenharia chinesa para acelerar o desenvolvimento do Twingo, uma estratégia voltada para competir com a rapidez dos fabricantes chineses.
Essa colaboração não só visa cortar custos e tempo de desenvolvimento, mas também oferece aprendizado valioso para as equipes da Ampere e do Grupo Renault.
Caso a Renault desenvolva uma versão do Twingo para a Nissan, isso poderá aumentar a produção na fábrica eslovena, cuja capacidade anual é de 150.000 veículos, conforme um acordo firmado com o governo esloveno em julho.
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