Após o fim das negociações para uma fusão com a Honda, a Nissan agora procura novos sócios para tentar sobreviver e entre eles está a gigante chinesa Foxconn, conhecida por produzir o Apple iPhone.
Segundo a Reuters, duas pessoas familiarizadas com esse pensamento da Nissan revelaram que o fabricante de Taiwan é um forte candidato.
A Nissan não quis se transformar em uma subsidiária da Honda, porém, continua em dificuldades e numa encruzilhada, após o fim do acordo que criaria a terceira maior fabricante de automóveis do mundo.
Isso se deu após o encontro de Makoto Uchida da Nissan com Toshihiro Mibe da Honda, na quinta passada, onde a Nissan recusou a proposta da Honda de ser uma subsidiária da rival menor.
O fato foi revelado por três pessoas próximas do assunto, mas a Reuters não diz se duas destas novas fontes são as mesmas do fim do acordo.
Agora, a Nissan está aberta a trabalhar com novos parceiros, incluindo empresas de tecnologia, buscando navegar pela revolução tecnológica proporcionada pelos veículos elétricos.
Com os carros geridos por software e fabricantes chineses rápidos, a Nissan busca encontrar um novo caminho.
Maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo, a Foxconn é sediada em Taiwan e quer entrar no mundo automotivo, tendo até desenvolvido uma família de protótipos sob a marca Foxtron.
Todavia, segundo a Reuters, em dezembro, a Foxconn havia procurado a Nissan para estabelecer uma parceria para a fabricação de veículos elétricos sob contrato.
A Nissan rejeitou a proposta da Foxconn, o que contradiz a informação de que a chinesa possa estabelecer um acordo com a japonesa.
Seja como for, a Foxconn conhece bem o ambiente da Nissan, já que o atual CEO, Jun Seki, foi um ex-membro sênior da montadora nipônica e chegou a ser cotado para suceder Uchida no comando.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!