A Nissan cancelou os planos de um novo SUV compacto elétrico que seria fabricado nos EUA sob o codinome PZ1L, segundo um relatório enviado aos fornecedores da montadora japonesa, diz o Auto News.
Em crise, a Nissan abortou os planos desse novo carro em meio ao início de uma transição no mercado automotivo americano, com a mudança de governo em Washington.
Segundo a AutoForecast Solutions, a produção do SUV será feita agora em Sunderland, no Reino Unido, atendendo assim ao mercado local e europeu.
Apesar das incertezas sobre os carros elétricos na América do Norte, Brian Brockman, porta-voz da Nissan, revelou que a montadora pretende centralizar a produção de carros elétricos em Canton, no Mississippi.
Seria nesta fábrica que o PZ1L teria sua linha de montagem. Brockman revelou ainda: “Continuaremos avaliando oportunidades de mercado para novos modelos e fazendo ajustes de acordo”.
Como seria o PZ1L? Segundo informações internas, ele teria um tamanho entre o hatchback Leaf e o crossover médio Rogue.
Ele seria derivado de um dos cinco sedãs e crossovers elétricos das marcas Nissan e Infiniti planejados para serem construídos em Canton a partir de meados da década.
Todavia, em dezembro, a Nissan informou aos fornecedores que estava pausando a produção de novos carros elétricos em Canton, suspendendo um investimento de US$ 500 milhões na planta.
Brockman disse: “Temos uma previsão de volume da indústria que tem uma porcentagem de [híbridos], uma porcentagem de [híbridos plug-in] e uma porcentagem de EV”.
Sabe-se que a Nissan planejou três modelos elétricos para Canton, sendo um deles o PZ1L, porém, com a crise financeira e a fusão com a Honda, não se sabe qual será o destino dos demais, apesar das declarações.
Com o mercado americano menos propício para vendas de carros elétricos, embora a Califórnia apareça como o destino certo da maioria, investimentos do tipo correm mais riscos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!