O BMW X5 parte de US$ 66.000 nos Estados Unidos.
Aí a marca alemã pensou que poderia lançar um modelo um pouco maior, com mais tecnologia e com um visual bem diferenciado, para não dizer controverso, debaixo da submarca M, e colocou ele pra vender por US$ 160.000.
Não poderia dar muito certo, não é mesmo? Pois foi isso mesmo o que aconteceu.
A BMW encerrou 2024 em alta nos Estados Unidos, registrando vendas recordes de 371.346 unidades, um aumento de 2,5% em relação a 2023. Mas, no caso do XM, a performance foi desastrosa.
Apesar de ser o carro-chefe da divisão BMW M e o único modelo independente da linha, o XM foi o modelo menos vendido da marca em 2024, com apenas 1.974 unidades entregues – uma queda de 14,7% em comparação ao ano anterior, quando esteve à venda por apenas 9 meses.
Mas, não devemos olhar para as vendas do modelo apenas sob o prisma da queda de 14% em relação a 2023.
Sabe quantos X5 a marca vendeu no mesmo período? 72.000. Ou seja, 1.900 versus 72.000 mostra a dimensão da flopada, mesmo tendo períodos em 2024 em que a marca chegou a vender o SUV com descontos de até US$ 17.000.
O XM ficou atrás até mesmo do BMW Z4, um roadster lançado em 2018, que vendeu 2.129 unidades em 2024, registrando um aumento de 30%.
Outros modelos de alto preço da marca, como o X7 (29.632 unidades) e o 7-Series/i7 (10.714 unidades), também superaram o XM por uma ampla margem.
Fatores como o design controverso e o preço elevado foram apontados como principais razões para o fracasso. Mesmo com descontos significativos, o XM não conseguiu atrair compradores no mercado norte-americano.
No lado positivo, os SUVs continuaram a ser o pilar das vendas da BMW nos EUA.
O X5 manteve a liderança, com 72.348 unidades, seguido pelo X3, que subiu 9% e vendeu 68.798 unidades. O 4 Series/i4 completou o pódio, com 42.608 unidades, embora tenha registrado uma queda de 16% em relação a 2023.
Enquanto isso, o 3 Series teve uma queda de 7,8%, fechando o ano com 31.330 unidades. O iX, SUV elétrico, também registrou queda, com 15.383 unidades entregues, marcando um declínio de 11,1%.
Modelos de menor volume ajudaram a compensar as perdas, como o 2 Series, que teve um crescimento impressionante de 32,4%, e o X1, que subiu 13,1%.
Os veículos eletrificados foram um dos pontos altos de 2024 para a BMW, com um total de 70.379 unidades vendidas, representando 19% do volume total nos EUA.
– Veículos totalmente elétricos (BEVs): 50.981 unidades, um aumento de 12,3%.
– Híbridos plug-in (PHEVs): 19.398 unidades, refletindo um crescimento mais modesto.
Destaque para o i5, que teve sua primeira temporada completa e registrou um aumento impressionante de 310,8%, alcançando 8.763 unidades. O i4 também mostrou resultados sólidos, crescendo 3,6%, com 23.403 unidades vendidas.
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