NHTSA: Elon Musk está fazendo cortes na agência governamental que regula o que a sua própria marca, a Tesla, pode fazer

elon musk 1
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Elon Musk sempre apostou alto na ideia de veículos autônomos e, mais uma vez, promete lançar uma frota de robotáxis da Tesla ainda este ano.

No entanto, enquanto a empresa avança para colocar carros sem motoristas nas ruas, um pequeno detalhe pode ter passado despercebido: a equipe federal encarregada de regular essa tecnologia foi cortada quase pela metade.

Segundo fontes do Washington Post , os cortes fazem parte de uma redução de 10% no quadro de funcionários da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), agência responsável por fiscalizar a segurança nas estradas dos Estados Unidos.

Ao todo, entre 70 e 80 funcionários foram dispensados, divididos entre demissões de funcionários em período probatório e programas de desligamento voluntário.

Entre os afetados estão engenheiros especializados em testes de colisão, pesquisadores de segurança no trânsito e, claro, reguladores que supervisionavam os avanços dos carros autônomos.

adesivo musk maluco (1)
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“Foi muito chocante sair de um dia salvando vidas para, no outro, ser bloqueado do meu próprio computador”, relatou um dos funcionários demitidos, sob anonimato.

A equipe dedicada à segurança dos veículos autônomos já era pequena, com cerca de sete integrantes, e perdeu três deles nos cortes recentes. Embora os funcionários não acreditem que foram demitidos exclusivamente por regularem carros autônomos, o impacto no setor é evidente.

Se a pergunta é se isso afetará a capacidade do governo de entender a segurança dos veículos da Tesla, a resposta é sim”, disse um engenheiro dispensado. “O número de pessoas no governo que compreendem essa tecnologia já era pequeno. Agora, é quase inexistente.”

A NHTSA já vinha investigando a Tesla por falhas em seus sistemas de assistência ao motorista, como o Autopilot e o Full Self-Driving. Em dezembro de 2023, a agência forçou a montadora a fazer um recall de 2 milhões de veículos devido a riscos de segurança.

Além disso, a Tesla continua sendo monitorada por acidentes fatais envolvendo sua tecnologia. Mas, com menos reguladores disponíveis para supervisionar a empresa, a dúvida que fica é se essas investigações continuarão sendo conduzidas com o mesmo rigor.

reportagem wired musk tesla
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Curiosamente, os cortes na NHTSA ocorrem em um momento em que Musk tem papel influente dentro do governo Trump.

Sua equipe, a chamada “Department of Government Efficiency” (DOGE), tem liderado uma série de cortes em agências federais, incluindo a NHTSA e a Administração Federal de Aviação (FAA), que na semana passada demitiu 400 funcionários probatórios.

A administração Trump vem argumentando que os cortes não comprometerão a segurança e que o objetivo é criar um “arcabouço regulatório” que facilite a introdução de veículos autônomos no mercado.

No entanto, críticos apontam que o enfraquecimento da fiscalização pode abrir brechas para que empresas como a Tesla testem tecnologias potencialmente perigosas sem o devido controle.

Além da Tesla, empresas como Waymo (da Alphabet) e Zoox (da Amazon) também possuem interesse direto nas decisões da NHTSA sobre veículos autônomos.

Entretanto, enquanto o mercado se movimenta para expandir a presença dessa tecnologia, a agência que deveria garantir que ela seja segura para os consumidores parece estar encolhendo cada vez mais.

Para Musk, o futuro do transporte passa por veículos sem motorista operando de forma autônoma em cidades ao redor do mundo. Mas será que esse futuro chegará com segurança?

Com o corte de funcionários especializados e uma regulação cada vez mais fragilizada, a dúvida persiste. No final das contas, o avanço dos robotáxis da Tesla pode acabar dependendo menos da qualidade da tecnologia e mais da ausência de fiscalização.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.