NCAP: Citroën Basalt leva 4 estrelas na Índia e Kia K3 ganha 5 na América Latina

basalt ncap

O Citroën Basalt e o Kia K3 passaram relativamente bem pelos testes de segurança de duas instituições essa semana, sendo o primeiro na Índia com o recém-criado Bharat NCAP, dedicado aos carros feitos na Índia.

O segundo foi avaliado pelo Latin NCAP, já que sua produção se dá no México para atingir todos os mercados das Américas. No caso do Basalt, o SUV de estilo cupê levou 4 estrelas na avaliação indiana e o K3 saiu com 5 estrelas do latino-americano.

Testado com os mesmos parâmetros do Euro NCAP, o Citroën Basalt foi avaliado nas versões equipadas com motor 1.2 THP e mostrou boa integridade estrutural, com acionamento regular dos airbags, tendo inclusive seis bolsas infláveis.

Os indianos não dão muitos detalhes sobre o resultado, mas a classificação de 4 estrelas para proteção de adultos e também de crianças, aponta para a falta de sistemas de segurança como o AEB, detector de pedestres com frenagem autônoma.

k3 ncap

Veremos como o Basalt feito no Brasil se sai no Latin NCAP, onde certamente será avaliado. Já o Kia K3 foi testado com carrocerias tanto hatch quanto sedã, apresentando também boa integridade estrutural e bolsas infláveis em dia, assim como cintos, avisos e o pacote ADAS, importante para pontuação máxima.

O Kia K3 obteve 87% de proteção de adultos, 84% de proteção para crianças, 65% para pedestres e 81% em sistemas de segurança auxiliares. Números bons que o qualificam a vir ao mercado brasileiro sem medo de ser feliz.

Feito no México, o Kia K3 chegará importado e pode trazer consigo o sistema MHEV de 48V tanto no motor 1.0 TGDI quanto num 1.4 TGDI ou mesmo 1.6 TGDI, sendo este pouco provável, dada a proposta do modelo.

Já o Basalt acaboud e chegar ao mercado brasileiro, onde é vendido com motor Firefly 1.0 de até 75 cavalos e GSE 1.0 Turbo com até 130 cavalos com CVT.

Citroën Basalt – 6 airbags

Kia K3 Sedan e Hatchback – 6 airbags


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X