O Jetta virou marca, que vende a si próprio. Agora é a vez da Audi… Como assim? Pois é, na China, o mercado automotivo é tão densamente estranho que a tradicional marca de luxo alemã deixou de lado as argolas e criou uma submarca com seu próprio nome.
Não. A Audi que conhecemos continua, mas essa “nova” Audi usa seu nome como um emblema, sem as quatro argolas e com um estilo totalmente distinto da marca que conhecemos, oriunda da antiga Auto Union.
Tudo isso é para conquistar o consumidor chinês que, nessa altura do campeonato, já não distingue mais entre marcas de luxo alemãs e novas bandeiras chinesas de alta tecnologia que vendem carros elétricos sofisticados e até disruptivos.
O dinheiro dos que podem está indo nessa direção e a Audi juntou-se à SAIC para pegar esses compradores que não ligam para status da marca, desde que o carro faça quase tudo, ande sozinho, fale com você e até te aconselhe…
Neste flagrante, o primeiro carro dessa Audi chinesa é o chamado Audi E, um misto de crossover e perua de design expressivo e futurista, que seguirá o caminho das startups locais, provendo o cliente com tudo e mais alguma coisa que conseguirem colocar no carro.
O conceito já era bem estranho em comparação com o design atual da Audi, mas olhando o carro real, em testes nas vias chinesas, nota-se que das quatro argolas não haverá nada. O próprio conceito revela isso claramente em seu interior para “chinês ver”.
Com enormes colunas C inclinadas e boa área envidraçada, o Audi E chama a atenção pelos arcos frontal e traseiro com luzes de LED, tendo ainda um grande aerofólio na tampa do bagageiro e o nariz do radar laser LiDAR junto ao para-brisa.
Isso mostra que a proposta é de condução autônoma de Nível 2+ com pelo menos 32 sensores, entre câmeras, dispositivos ultrassônicos e radar de ondas milimétricas, além do scanner laser citado.
Embora pareça ter mais de 5,00 m, conta com 4,870 m de tamanho e 2,95 m de base. Terá dois motores com 764 cavalos e bateria NMC ternária de 100 kWh com 700 km de autonomia, indo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Segundo o site CarNewsChina, ele chegará no verão chinês de 2025.
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