Os números estão aí, e o resultado não é exatamente uma surpresa.
Impulsionada pelo aumento da demanda por híbridos em mercados estratégicos, a Toyota manteve sua posição como a maior montadora do mundo em 2024.
O Grupo Volkswagen ficou em segundo lugar pelo quinto ano consecutivo, apesar dos desafios enfrentados no mercado.
De acordo com a Bloomberg, a Toyota vendeu globalmente 10,8 milhões de veículos no ano passado.
Esse número inclui todas as divisões do grupo, como Lexus, Daihatsu, especializada em carros pequenos, e Hino, focada em caminhões.
No entanto, o domínio da montadora vem com um porém, as vendas globais da Toyota caíram 3,7% em 2024 em relação ao ano anterior.
Ao longo dos anos, Toyota e Volkswagen vêm revezando o título de maior montadora do mundo. A Volkswagen conquistou a liderança em 2016, mas desde 2020 a Toyota mantém o primeiro lugar.
Em 2024, o Grupo Volkswagen ficou em segundo com 9,03 milhões de carros vendidos, uma queda de 2,3% em relação a 2023. A crescente concorrência na China e a desaceleração da demanda por elétricos foram os principais fatores para essa redução.
Diferente de muitas montadoras que apostaram todas as fichas nos elétricos, a Toyota manteve sua estratégia de foco nos híbridos e isso pode ter sido fundamental para garantir sua posição no topo.
Em 2024, a empresa vendeu mais de 4,2 milhões de híbridos, um aumento significativo em relação aos 3,5 milhões de 2023.
Já suas vendas de elétricos somaram 139.892 unidades, um crescimento em relação às 104.018 unidades vendidas em 2023, mas ainda um número pequeno dentro do volume total da empresa.
Em comparação, a Volkswagen vendeu 745.000 EVs em 2024, uma queda de 3,4% em relação ao ano anterior. O número de híbridos plug-in da marca cresceu 5%, chegando a 270.000 unidades.
Curiosamente, as vendas de EVs da Volkswagen na China aumentaram 8%, mas nos Estados Unidos despencaram 30%, refletindo a menor demanda por elétricos em algumas regiões.
Outras grandes montadoras também divulgaram seus números de vendas para 2024. A chinesa BYD teve um crescimento impressionante de 41%, atingindo 4,3 milhões de carros vendidos, sendo 1,8 milhão de elétricos.
O crescimento da BYD reflete o forte incentivo do governo chinês para eletrificação da frota.
Já a Hyundai vendeu 4,1 milhões de carros, registrando uma queda de 1,8% em relação ao ano anterior. Apesar da leve retração, a marca sul-coreana continua bem posicionada no mercado global.
O que esperar para 2025
O cenário automotivo segue em transformação, com a desaceleração do mercado de EVs e o crescimento contínuo dos híbridos.
A Toyota continua colhendo os frutos de sua estratégia mais cautelosa, enquanto a Volkswagen enfrenta desafios para manter o crescimento dos elétricos. Já a BYD segue ganhando força, consolidando-se como uma potência global.
Com o mercado automotivo cada vez mais dinâmico, a disputa pelo topo promete ser acirrada nos próximos anos. A grande questão é, será que a Toyota conseguirá manter sua coroa em 2025?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!