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Se alguém sonha com marcas europeias da Stellantis chegando aos Estados Unidos, essa pessoa pode esquecer.
Apesar de ser comum ver modelos franceses circulando pelas ruas de cidades como Nice, a realidade é que fabricantes como Peugeot e Citroën não têm planos de entrar no mercado norte-americano.
Quem confirmou isso foi Jeff Hines, presidente da Stellantis na América do Norte, durante o Automotive News Canada Congress na semana passada.
Quando questionado diretamente sobre a possibilidade dessas marcas desembarcarem na América do Norte, o executivo foi categórico: “Não, acho que não. Não teremos Opel, Peugeot ou qualquer uma dessas marcas europeias por aqui.”
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Isso não significa que modelos europeus nunca serão vendidos nos EUA, apenas que as marcas que muitos entusiastas gostariam de ver continuarão fora do mercado.
Hines citou o Jeep Avenger como um exemplo de carro europeu que poderia ser um grande sucesso nos Estados Unidos.
Segundo ele, o modelo se encaixa no crescimento do segmento de SUVs compactos e poderia ser uma alternativa mais acessível para consumidores que buscam um veículo pequeno e econômico.
Essa postura da Stellantis contrasta com a de outras montadoras que apostam na chegada de marcas europeias à América do Norte, como a Volkswagen, que pretende trazer a Cupra para o mercado americano.
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A estratégia da VW faz sentido, já que a Cupra tem boa aceitação entre os jovens na Europa, e a marca alemã quer incentivar esse público a adotar veículos elétricos.
Por outro lado, a Stellantis tem dificuldades em vender as marcas europeias que já estão nos EUA, como Fiat e Alfa Romeo. Expandir o portfólio para incluir mais fabricantes desconhecidos para o público americano e sem uma rede consolidada de concessionárias não parece uma jogada inteligente para a empresa no momento.
A saída abrupta do ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em dezembro de 2024, foi vista por muitos como uma demissão forçada pelo conselho da empresa.
A queda nas vendas ao longo do ano e a falta de compreensão do mercado norte-americano foram algumas das críticas direcionadas a ele. Hines reforçou essa percepção ao ser questionado se a nova gestão tem uma visão mais clara sobre a região e respondeu: “Sim, 100%.”
Ele citou ainda que Antonio Filosa, novo COO da Stellantis, mora na região metropolitana de Detroit, e que John Elkann, presidente da empresa, tem se dedicado cada vez mais ao mercado americano.
Segundo ele, isso reforça o foco total da Stellantis na América do Norte e aumenta o entendimento sobre os consumidores locais.
Na visão de Hines e de outros executivos, fica claro que Peugeot e Citroën não fazem parte dos planos da empresa para os Estados Unidos.
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