“Nada de afobação”: Toyota responde às críticas e afirma que não está atrasada no mercado de EVs, mas sim no tempo certo

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A Toyota segue confiante de que sua abordagem gradual e cautelosa para a eletrificação é a estratégia correta.

Enquanto outras montadoras apostam pesado nos veículos 100% elétricos, a marca japonesa mantém sua visão de longo prazo, investindo em tecnologias emergentes como baterias de estado sólido e adotando processos de fabricação avançados, como a gigacasting, popularizada pela Tesla .

Segundo Andre Schmidt, chefe de gestão de receita da Toyota Europa, a montadora não está atrasada no mercado de veículos elétricos, mas sim atuando no ritmo ideal.

Durante uma conferência realizada no dia 26 de fevereiro, Schmidt declarou : “Não estamos atrasados com os BEVs [veículos elétricos a bateria], mas sim no tempo certo.”

A Toyota prepara o lançamento de um novo crossover elétrico de estilo cupê para o mercado europeu no dia 12 de março. Além disso, planeja expandir sua linha de BEVs na região para seis modelos até 2026.

Apesar desse avanço, a empresa ainda não vê um fim definitivo para os motores a combustão, mantendo sua estratégia de eletrificação diversificada com híbridos e híbridos plug-in ao lado dos elétricos puros.

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Crescimento dos EVs, Mas Ainda Abaixo do Mercado

Em 2024, a Toyota viu suas vendas de veículos elétricos na Europa crescerem 36%, atingindo 26.294 unidades, segundo a Dataforce. No entanto, esse volume representou apenas 3,6% das vendas totais da marca no continente, bem abaixo da média de 15,3% do mercado europeu de BEVs.

Com as regras mais rígidas de emissões da União Europeia entrando em vigor, a Toyota espera que sua participação de EVs cresça para algo entre 20% e 25% até 2025.

Para evitar multas por não atingir as metas de emissões de CO2, a montadora comprará créditos de carbono da Tesla, em um pool que inclui também Stellantis, Ford, Mazda e Subaru.

Produção com Gigacasting

Para aumentar a eficiência da produção, a Toyota adotará a tecnologia de gigacasting, um método de fabricação desenvolvido pela Tesla que permite produzir grandes seções da carroceria em uma única peça fundida. Isso reduz o tempo e o custo de montagem dos veículos.

Além da Toyota, outras montadoras como Volvo, Nissan, Ford e Hyundai estão investindo nesse processo para substituir diversas peças e tornar a produção mais eficiente.

No entanto, a Stellantis afirmou que não vê benefícios na adoção dessa tecnologia e seguirá com métodos tradicionais de montagem.

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Baterias de Estado Sólido Chegam em 2028

Um dos maiores investimentos da Toyota para o futuro da eletrificação está nas baterias de estado sólido, que devem começar a ser introduzidas em seus veículos a partir de 2028.

Essa tecnologia promete ampliar a autonomia dos EVs, reduzir os tempos de recarga e diminuir o peso dos veículos.

A montadora já confirmou que terá uma “produção limitada” de veículos equipados com essas baterias até essa data. Enquanto isso, outras fabricantes também exploram essa tecnologia.

A Mercedes-Benz, por exemplo, iniciou testes de baterias de estado sólido em parceria com a startup americana Factorial, que também colabora com Stellantis e Hyundai-Kia.

No entanto, algumas marcas ainda enxergam desafios na viabilidade comercial das baterias de estado sólido. A BMW considera a tecnologia cara demais para ser comercializada em larga escala e seguirá focada no desenvolvimento de baterias de íons de lítio.

A Renault, que anunciou uma parceria com a Airbus para explorar esse tipo de bateria, atualmente prioriza baterias de íons de lítio sem cobalto, embora mantenha a pesquisa com as de estado sólido como um objetivo futuro.

Já o Grupo Volkswagen segue investindo na tecnologia por meio de parcerias estratégicas.

Toyota Segue Seu Próprio Caminho

Enquanto algumas montadoras correm para eletrificar completamente suas frotas, a Toyota mantém sua abordagem conservadora, apostando na diversificação de tecnologias.

Seus investimentos em baterias de estado sólido e gigacasting indicam que a empresa está focada no futuro, mas sem abrir mão da estratégia híbrida que a tornou líder global em eletrificação.

Com um crescimento projetado para seus EVs e soluções avançadas de produção a caminho, a Toyota parece estar se preparando para um futuro elétrico, mas no seu próprio ritmo – e com um olhar atento às mudanças do mercado e às preferências dos consumidores.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.