Na China, maior túnel rodoviário do mundo é concluído; obra com extensão de 22 km representou enorme desafio de engenharia

tian shan shengli tunnel 2
tian shan shengli tunnel 2

Algumas obras rodoviárias apresentam enormes desafios para a engenharia e, em alguns países, a geografia exige que se apliquem novas tecnologias e técnicas. Na China , o Túnel Tian Shan Shengli é conhecido agora como o maior túnel rodoviário do mundo.

Com 22,13 km, o Tian Shan Shengli ligará o norte e o sul da província de Xinjiang, a maior de todas as províncias chinesas em área territorial. O novo túnel atravessa a cordilheira Tien Shan e, para Pequim, essa é uma enorme vitória para os chineses.

tian shan shengli tunnel 1
tian shan shengli tunnel 1

O motivo é que essa cordilheira era um enorme desafio para o governo chinês desde os anos 50, o que mostra que vencer essa formação rochosa se tornou uma ambição para um país onde obras monumentais são bem comuns.

A construção do Tian Shan Shengli é necessária para que a maioria dos caminhões de carga pudesse deslocar-se de uma parte da província para outra com mais rapidez, visto que o trajeto anterior era muito longo e perigoso.

tian shan shengli tunnel 3
tian shan shengli tunnel 3

Os veículos tinham de atravessar estradas estreitas e sinuosas, cuja capacidade foi rapidamente ultrapassada com o tráfego e capacidade dos caminhões de carga. Dessa forma, cada viagem em Xinjiang se estendia por várias horas.

Agora, a nova obra permitirá que os caminhões atravessem a Tien Shan em apenas 20 minutos por uma via rápida e segura, porém, para mantê-la, é preciso toda uma infraestrutura para garantir a segurança no enorme túnel.

tian shan shengli tunnel 5
tian shan shengli tunnel 5

Um dos desafios dos engenheiros chineses foi a construção da torre de ventilação número 2 do túnel, que tem nada menos que 706 m de profundidade, sendo maior em altura que a Torre de Xangai, o arranha-céu mais alto da China.

tian shan shengli tunnel 4
tian shan shengli tunnel 4

Atravessando uma região inóspita e desértica, extremamente fria no inverno e quente no verão, o túnel Tian Shan Shengli mostra que certos desafios podem ser vencidos pela engenharia, trazendo enormes benefícios para a economia.

 

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X